Facchini

Como manter a pintura do caminhão

Objeto de trabalho e muitas vezes a segunda residência de muitos caminhoneiros, o caminhão possui grande valor agregado no mercado. Por isso separamos algumas dicas para você cuidar da lataria e manter a conservação da pintura, evitando assim a desvalorização do seu caminhão seminovo na hora da revenda.

Como lavar seu caminhão?
Um dos problemas mais comuns com arranhaduras na lataria é na hora de lavar o caminhão. Ou por pressa em terminar logo o serviço, ou por falta de conhecimento, os pequenos arranhões e manchas podem ser evitados apenas com algumas boas práticas na hora de lavar seu veículo.

Lave com Sabonete Neutro
Utilizar sabonete neutro garante uma limpeza perfeita, sem agredir a tintura ou lataria. Esse tipo de produto não contém componentes químicos corrosivos ou abrasivos. 
Ao mesmo tempo em que for passando para outra parte do caminhão, é recomendado passar água na parte ensaboada, retirando a espuma feita pelo sabonete antes dele secar na lataria, para evitar manchas.

Evite lavar quando a lataria estiver quente ou exposta ao sol
A indicação de não lavar o caminhão exposto ao sol, ou mesmo logo após desligar o veículo, é justamente para evitar que a espuma do sabonete seque mais rápido, antes de enxaguar. Fique atento, pois isso provoca manchas na lataria e na pintura que são irreversíveis.

Seque com pano macio
Secar o caminhão com qualquer tipo de pano não é recomendado, existem no mercado tecidos específicos para isso. Chamados de Toalhas Mágicas, este produto evita arranhões na lataria e na pintura na hora de secar seu caminhão.

Encere seu caminhão regularmente
Encere seu caminhão a cada três meses, isso não é um exagero, pois a cera previne e protege contra as manchas de forma eficaz. É aconselhado também levar a um profissional para a aplicação da cera, fazendo com que o produto seja usado corretamente.

Proteja seu caminhão
Não é bom deixar seu caminhão ao relanto por diversos motivos, o primeiro deles é que ao ar livre pássaros e frutos de árvores podem acabar sujando seu veículo. Outro grande problema é a irradiação solar que com o tempo deixa a cor com menos intensidade e mais opaca.
As cores requerem cuidados, principalmente as mais intensas como preto, azul escuro e vermelho, pois podem perder suas características originais.
Com estas dicas você conseguirá manter a cor perfeita por muito mais tempo e seu veículo não desvalorizará mais na hora de revendê-lo.
FONTE: Seminovos Volvo 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA