Facchini

Cargas perigosas sobre rodas: você conhece os símbolos e os cuidados que os motoristas devem ter?

De acordo com números divulgados pelo Ministério da Justiça, somente nos 10 trechos de 10 quilômetros mais perigosos no Brasil, em 2012 aconteceram 12.467 acidentes. O número é alarmante e não para de crescer. Diante disso, as empresas da área de transporte vêm investindo em tecnologia para aumentar a segurança. A telemetria, por exemplo, informa os motoristas caso estejam em área de risco, reforça o uso das políticas de segurança da empresa e é um poderoso aliado na gestão efetiva da frota.
Apesar de toda essa tecnologia, os motoristas, profissionais ou particulares devem redobrar os cuidados e, assim, reduzir ao máximo os riscos de acidentes. Uma atitude importante é identificar veículos de transporte de cargas perigosas. "Afinal, caso um caminhão carregado com centenas de litros de gasolina ou etanol sofra um acidente, os riscos são muito piores. E os acidentes acontecem justamente porque muitas pessoas não percebem que estão trafegando ao lado de caminhões com este perfil e então tentam ultrapassagens perigosas, freadas bruscas, entre outras atitudes perigosas", explica Alexandre Fagundes, gerente de contas globais e marketing da MiX Telematics, líder global em telemetria.
Diante disso, Alexandre cita que é fundamental as empresas orientarem os motoristas, com treinamentos intensivos e uso de tecnologia. Já para os motoristas em geral, é importante conhecer o que é risco e perigo em relação às cargas perigosas e, principalmente, o que significam os símbolos afixados nos caminhões:
- Os produtos perigosos são alocados às Classes de Risco apresentadas na tabela abaixo, bem como os respectivos Rótulos de Risco:
"Quanto maior o esclarecimento por parte de motoristas e empresas, menores serão os índices de acidentes nas nossas estradas. Por isso, reforço que consciência e tecnologia devem andar juntas", finaliza Fagundes.
FONTE: Guia do TRC 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA