Facchini

Randon New R

Comil fornece mais de 200 veículos de defesa ao Governo Federal

A fabricante de ônibus Comil confirmou recentemente, por meio de licitação, o fornecimento de 204 viaturas ao Governo Federal Brasileiro. Com entrega total prevista para o final de setembro, os ônibus adaptados irão atender a programas do Ministério da Justiça, à Força Nacional de Segurança e ao Exército Nacional. A empresa gaúcha também venceu licitações para suprir à Polícia Civil e aos serviços penitenciários do Rio de Janeiro com mais sete veículos.
Somente para o Exército, cliente da Comil há mais de 10 anos, foram encomendados 135 ônibus/viaturas. Na lista estão 108 unidades do modelo Svelto sobre chassis Mercedes-Benz OF 1730, todos equipados com jatos e tanques d’água com capacidade de 3 mil litros, e mais outros 6 Svelto sobre chassis MB OF 1721. Todas essas unidades são dedicadas para o deslocamento de tropas/destacamentos e trazem em sua configuração equipamentos exclusivos, como suporte para armamento e munição, grades nas janelas e portas na parte traseira, além de duas laterais.
Completam o lote 21 Svelto Midi urbanos sobre chassis MB OF 1418 para transporte convencional. As unidades de chassis OF 1730 e OF 1418 são produzidas em parceria com a De Nigris, concessionária Mercedes-Benz em São Paulo.
Para o Ministério da Justiça estão sendo produzidas 69 viaturas especiais, as quais chegam durante o processo de criação e ampliação de frotas para atender o aumento na demanda de segurança no país. Entre os destaques, estão as 29 unidades do micro Piá equipadas com chassis MB LO 916, que atuarão no Crack, é possível vencer, plano de combate a entorpecentes realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. São veículos de controle e monitoramento projetados para atuar como ferramenta de segurança pública no combate ao consumo e tráfico de drogas em todas as capitais das regiões Norte e Nordeste.
Estes veículos são dotados de geradores de energia, sistema de rádio, estrutura de videomonitoramento e sala de comando. O ministério também encomendou via licitação 36 unidades de Delmov (Delegacias Móveis) para sua Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos. Desenvolvidos a partir do modelo Campione 3.45 e chassi Volvo B290R, essas viaturas irão operar no monitoramento e controle de todos os estádios brasileiros da Copa do Mundo no próximo ano. Para isso, contam com salas de detenção, comando e controle. A pasta da Justiça licitou ainda a compra de 4 unidades do Campione 3.25 sobre chassis Volkswagen 17.280, destinadas ao transporte de tropas de apoio em operações da Força Nacional de Segurança.
No Rio de Janeiro, a Comil irá atender a duas pastas do governo estadual. Para a Secretaria de Administração Penitenciária, serão entregues, no final de agosto, cinco viaturas modelo micro Piá, dotadas de chassis VW 8.160, que atuarão no transporte de detentos. Já a Secretaria de Segurança do Estado receberá outras duas unidades do micro Piá, ambas sobre chassis VW 9.160, destinadas ao deslocamento de tropas da Polícia Civil. Todas as sete unidades chegam para renovação de frota do governo carioca, cliente da empresa gaúcha desde 2008.
De acordo com o coordenador de Vendas Governamentais da Comil, Silvestre de Sousa, a conclusão destes negócios com os governos federal e carioca é fruto da atenção especial que a companhia vem destacando aos clientes estatais. “Através de parcerias estratégicas, criamos um grupo exclusivo para o desenvolvimento de produtos específicos voltados à segurança pública, o que nos torna referência neste segmento na América Latina”, comenta o executivo observando a entrega recente de veículos ao exército chileno. Somado a isso, Sousa ainda credita o sucesso no setor à estruturação do Departamento de Vendas Governamentais, que oportunizou à Comil maior atenção sobre as demandas dos governos estaduais e nacionais do continente latino.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA