Facchini

Começa hoje limite para circulação de veículos pesados

A partir de hoje, caminhões com capacidade superior a 5 t e comprimento acima de 6,5 m estão proibidos de rodar no Barro Preto e na região da Assembleia Legislativa, no Santo Agostinho, ambos na região Centro-Sul de Belo Horizonte (ver arte). A restrição vale no período de 7h às 9h e 17h às 20h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, a proibição é das 7h às 9h. Carretas e carros mecânicos não têm permissão para passar naquela região em nenhum horário. Quem for flagrado circulando nesse perímetro perde 4 pontos na carteira e receber multa de R$ 85,13.
Segundo o gerente de operação da área central da BHTrans, Marcos Antônio de Oliveira, o objetivo é desafogar o trânsito. "Vamos substituir veículos de grande porte por menores e mais ágeis, que conseguem trafegar sem muito impacto para as ruas", explica.
A BHTrans vem implantando gradativamente, desde 2007, restrições em diversos pontos da cidade. A janela de horários existente atualmente foi criada para que as transportadores e comerciantes se adaptem à nova realidade. Após um ano de implantação de cada etapa, o período de restrição deve aumentar - será de 7h às 20h durante os dias de semana e de 7h às 15h aos sábados.
Luciano Medrado, do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga, promete que quando esse dia chegar, eles vão tentar negociar com a prefeitura. "Vamos tentar um projeto com bom senso", disse.
Para ele, a restrição com janelas foi uma decisão acertada para melhorar o trânsito, mas impedir totalmente o fluxo traria impacto negativo para as transportadoras. "Agora pode-se descarregar fora dos horários de pico. Mas se proibir totalmente será preciso renovar toda a frota de veículos", afirmou.
Exceção. Em casos excepcionais, é possível pedir uma autorização de circulação especial. Para isso é preciso entrar em contato com a BHTrans com pelo menos três dias de antecedência. O custo da liberação é de R$ 10,40.
FONTE: O TEMPO 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA