Facchini

Randon New R

CONTRAN estabelece novo modelo de placa preta padrão Mercosul

CONTRAN/Reprodução

Nova placa preta será de uso exclusivo no território brasileiro; novo modelo está previsto para entrar em vigor apenas em junho de 2022

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) publicou no Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira, 22 de dezembro, a Resolução nº 887. Resultado de uma consulta pública realizada ao longo deste ano, o documento estabelece um novo modelo para placas de veículos de coleção, com base no padrão Mercosul.

A partir de 1º de junho de 2022, data em que a Resolução entrará em vigor, todos os veículos que guardam características originais de fabricação de relevante interesse histórico, poderão ser identificados pela nova placa que conta com o tradicional e aclamado fundo preto, sem retrorrefletividade, tarja azul e caracteres em branco.


Entretanto, segundo o próprio CONTRAN, a nova placa será específica para uso restrito ao território nacional, não podendo ser utilizadas em outros países do Mercosul. Ou seja, aqueles que desejarem circular com os veículos de coleção deverão utilizar o padrão de placa com as características estabelecidas pela Resolução nº 780/2019. 

A mudança no sistema de identificação veicular vai de encontro com uma das principais reinvindicações comunidade de colecionadores e antigomobilistas.

Confira na íntegra a Resolução nº 887: CLIQUE AQUI
CONTRAN/Reprodução

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA