Facchini

VÍDEO: Scania testa nova geração off road no Brasil

No dia 23 de agosto a Scania relevou ao mundo os primeiros modelos da nova geração de caminhões. O evento aconteceu em Paris e foi transmitido ao vivo pela internet. Durante o evento foram apresentados a série R e a inédita série S com piso 100% plano. Porém não foram apresentados ainda a série P, G e a linha off road da montadora sueca. Mas alguns detalhes e curiosidades sobre os modelos que ainda não foram apresentados já foram relevados pela própria Scania.

LEIA: Veja como será a nova Scania série P

As informações mais recentes revelam os testes da linha off road no Brasil. Segundo a montadora foram 2 anos de testes sob condições extremas. O local escolhido para a realização de todos esses testes foram os canaviais de Araraquara em São Paulo. "Temos aqui as condições perfeitas para testar a durabilidade dos novos caminhões sob condições extremamente difíceis e específicas que não podem ser simuladas ou experimentadas, ao mesmo tempo em outros lugares: Muita poeira, alta umidade e altas temperaturas", diz Carlos Fernandez, gerente de teste de campo e Operações de veículos na América Latina.
Os caminhões foram combinados com rodotrens de 30 metros, com peso de até 74 toneladas nas rodovias da região. Mas dentro dos canaviais os modelos chegaram a transportar até 120 toneladas. "O objetivo desses testes de campo avançados é produzir o melhor caminhão do mundo", revela Fernandez. Segundo a montadora o limite do caminhão e dos componentes só é conhecido em testes extremos. "Uma vez que sabemos o limite que cada componente tolera, podemos aprimora-lo e aumentar ainda mais a durabilidade.", completa Fernandez. 
Outro objetivo dos testes realizados no Brasil é aprimorar o conforto das novas cabines da linha off road. Para isso pilotos de teste foram contratados e avaliados constantemente sob circunstâncias extremamente difíceis. Roberto Pereira da Silva um dos pilotos de teste comenta, "Esta nova geração de caminhões fornece uma excelente experiência de condução, mesmo nestas estradas difíceis". Segundo ele a oportunidade de participar dos testes deixou claro a preocupação da Scania com os motoristas profissionais, ao desenvolver a nova geração de caminhões. 
As datas de apresentação dos modelos off road e da chegada da nova geração no Brasil ainda não foram relevadas. Mas acredita-se ambos os acontecimentos ocorram em breve. 

Confira no vídeo a linha off road em teste:

TEXTO: Lucas Duarte

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA