Facchini

Primeira estrada elétrica do mundo é inaugurada na Suécia

Foi inaugurada essa semana em Gälve, região central da Suécia, o primeiro trecho de rodovia elétrica do mundo. O percurso de 2 quilômetros está localizado na auto estrada E16 e o caminhão responsável por inaugurar esse trecho foi um Scania G360 4x2. A nova tecnologia é fruto de uma parceria entre a Scania e a Siemens.
O chefe de pesquisa e desenvolvimento da Scania, Claes Erixon, descreve o funcionamento da nova tecnologia. Segundo ele, o caminhão Scania foi equipado com um coletor de energia pantógrafo que é montado em uma armação atrás de sua cabine. Isso se conecta às linhas elétricas aéreas que estão acima da faixa da direita da estrada, utilizando a tecnologia condutora criada pela Siemens. Erixon destaca ainda que, o caminhão pode se conectar livremente e desligar dos fios aéreos em movimento, operando como veículos elétricos quando na estrada eletrificada e como veículos híbridos regulares em outros momentos.
A tecnologia é o resultado de vários anos de cooperação entre o Governo sueco, setor público e o setor privado, e mostra a força do compromisso da Suécia para soluções de transporte sustentáveis.


TEXTO: Lucas Duarte
Blog Caminhões e Carretas 

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA