![]() |
| PMRv PMESP/Divulgação |
Tecnologia permite identificar superaquecimento ou falhas no sistema de frenagem; fiscalização de caminhões acontece na Baixada Santista
A exemplo do que já está ocorrendo nas rodovias federais do país, a Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo também está investindo em tecnologia para aprimorar a fiscalização de veículos de carga e coibir irregularidades que podem comprometer de forma significativa a segurança viária.
Na Baixa Santista, um dos principais e maiores polos logísticos do Brasil e da América Latina, o Primeiro Batalhão PMRv PMESP está contando com o apoio de drones equipados com câmeras térmicas para fiscalizar as condições do sistema de frenagem caminhões e carretas que circulam pela região, especialmente nos trechos de descida da Serra do Mar.
"A fiscalização permite identificar superaquecimento ou falhas no sistema de frenagem ainda com o veículo em movimento, auxiliando as equipes na abordagem mais precisa de veículos de carga que apresentam risco à segurança viária", explica a corporação.
As ações de fiscalização de caminhões com o auxílio de drones e câmeras térmicas fazem parte da Operação Verão Integrada 2025/2026.
