![]() |
| VWCO/Divulgação |
Contando com uma fábrica em Córdoba, marca comercializou 2.182 veículos comerciais no país vizinho de janeiro a dezembro
Além de liderar de forma incontestável o mercado brasileiro de veículos de carga em 2025, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) também encerrou o ano ampliando a presença no mercado externo, especialmente na Argentina. Por lá, a marca comercializou ao todo 2.182 veículos comerciais de janeiro a dezembro, o que representa um crescimento de 12% em relação ao ano anterior.
Para a montadora de origem alemã, o desempenho reflete a forte aceitação tanto dos modelos hoje produzidos na fábrica de Córdoba quanto das unidades enviadas de Resende (RJ). O Constellation 17.280 e os Delivery 11.180 e 9.170 lideraram as vendas de caminhões da marca no país, enquanto no segmento de ônibus o destaque foi o Volksbus 15.190 OD.
“A produção de caminhões e ônibus em Córdoba, iniciada em 2024, teve impacto direto nos nossos negócios no mercado argentino, com cerca de 2 mil veículos comercializados no ano passado. Um avanço significativo em relação às quase 600 unidades de 2023”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO.
Presente em solo argentino há mais de 25 anos, a montadora conta com a segunda maior rede de concessionários fora do Brasil: são 13 concessionárias e 16 pontos de venda que atendem todo o território do país vizinho. Já a linha de montagem argentina ocupa uma área de 15 mil metros quadrados, dedicada à produção de caminhões e do chassi de ônibus.
Além da Argentina, os principais destinos de vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus no exterior em 2025 foram o México, com 1.868 unidades, seguido pelo Chile, com 1.251 veículos, e pelo Peru, com 503 unidades.
