![]() |
| Volvo/Divulgação |
Nova tecnologia possibilita que os modelos Volvo FH 500 6x2 tenham consumo de combustível semelhante ao dos modelos FH 460 6x2
Com a incorporação de uma nova tecnologia, os caminhões Volvo 2026 prometem se destacar ainda em relação a economia de combustível. Destaque especial para os extrapesados equipados com motor de 500 cv, que agora contam com grande potencial para conquistar de vez as operações com 58,5 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC).
Segundo a Volvo, a nova tecnologia I-Torque permite o uso de caminhões mais potentes sem prejuízo à economia. “Atualmente, o Volvo FH 460 6x2 já é líder do mercado para tracionar carretas de quatro eixos. Com o I-Torque, a versão de 500 cv deve se tornar um novo padrão nesse tipo de composição, mantendo o mesmo consumo e entregando mais desempenho”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
Contando com o auxílio da Inteligência Artificial que monitora constantemente a posição do pedal do acelerador, o peso da carga, a topografia da rodovia e a velocidade, o I-Torque entrega o torque de forma inteligente ao longo de toda a rodovia, mantendo-o em níveis ideais e promovendo assim uma condução econômica e um transporte mais eficiente. Com isso, o consumo de um Volvo FH 500 6x2T modelo 2026, com I-Torque, passa a ser semelhante ao de um Volvo FH 460 6x2T 2025.
Melhor valor de revenda
A montadora sueca também lembra que os caminhões mais potentes possuem melhor aceitação mercado, pois permitem maior variedade de aplicações. “O grande desafio sempre foi conciliar alta potência, acima dos 500 cv, com economia. Mas agora, com o I-Torque, nossos clientes podem ter as duas coisas”, assegura Valério.
Outros ganhos para quem optar por um caminhão 6x2 de 500 cv são liquidez e valor de revenda. Por conta da ampla gama de uso, veículos mais potentes são bastante apreciados no mercado de seminovos e usados, valorizando o investimento dos transportadores e dos futuros proprietários.
