![]() |
| Volvo/Divulgação |
De 2019 para cá, Volvo Trucks já vendeu mais de 5.700 caminhões elétricos em todo o mundo; Europa e América do Norte são os principais mercados
Referência mundial quando o assunto é segurança, a Volvo Trucks também está se destacando cada vez mais em soluções cada vez mais sustentáveis para o transporte rodoviário de cargas. Prova disso são os mais de 250 milhões de quilômetros percorridos pelos mais de 5.700 caminhões 100% elétricos entregues a clientes em 50 países. O número equivale a 6.200 voltas ao redor do mundo.
Os caminhões representam 5% das emissões globais de CO₂. De 2019 para cá, todos os caminhões elétricos Volvo comercializados evitaram o consumo de 78 milhões de litros de diesel, reduzindo assim em 213.000 toneladas emissões de dióxido de carbono pelo escapamento.
“É ótimo ver esse desenvolvimento e como as empresas de transporte estão aproveitando os benefícios dos caminhões elétricos nas operações diárias. Os modelos reduzem as emissões e proporcionam um ambiente de trabalho mais confortável e silencioso para os motoristas”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. “Ainda assim, todos sabemos que a transição para a eletricidade é lenta. Faltam condições de mercado que tornariam a descarbonização do transporte rentável para todas as empresas de transportes. Isto tem de mudar se quisermos ver mais camiões elétricos nas estradas.”
Líder mundial na comercialização de caminhões elétricos, a Volvo Trucks conta com um portfólio composto pelos modelos FL Electric, FE Electric, FM Electric, FM Low Entry, FMX Electric, FH Electric, FH Aero Electric e o VNR Electric. Em 2026, a montadora de origem sueca promete ir além com o lançamento de um novo caminhão pesado elétrico com autonomia para 600 km sem a necessidade de uma recarga intermediária.
Atualmente a Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia e os Estados Unidos se consolidam como os principais mercados de caminhões elétricos Volvo.
