![]() |
Volvo/Divulgação |
Equipado com até 8 packs de baterias, extrapesado pode ser recarregado em 40 minutos; Eixo auxiliar torna o modelo ideal para operações com 48 toneladas de PBTC
Agora de forma oficial, a Volvo Trucks acaba de confirmar ao mercado europeu a chegada de uma nova versão elétrica do FH AERO. Trata-se do novo modelo 6x2, desenvolvido especialmente para operações rodoviárias de longa distância, graças a uma autonomia significativa.
Podendo ser equipado com até oito packs de baterias, com capacidade instalada de 780 kWh, o novo extrapesado da montadora sueca será capaz de percorrer até 600 km quilômetros de distância. Adaptado ao novo padrão MCS (Sistema de Carregamento de Megawatts), o novo Volvo FH AERO Electric 6x2 poderá ser recarregado de 20% a 80% em apenas 40 minutos.
Já a presença de um eixo de apoio extra na parte traseira, torna o modelo um cavalo mecânico 6x2 totalmente preparado para operações com até 48 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC), elevando assim a capacidade de carga útil e aprimorando a distribuição de peso, sem comprometer a quantidade de baterias instaladas.
“Este é um verdadeiro avanço no transporte com zero emissão. Agora, as empresas de transporte podem operar distâncias realmente longas com caminhões elétricos sem comprometer a produtividade. O carregamento super-rápido e a alta capacidade de carga útil tornam esta uma solução muito competitiva”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
O novo Volvo FH AERO Electric 6x2 ainda pode ser configurado com dois ou três motores elétricos, que entregam uma potência contínua de 330 a 490 kW (450 a 660 cv), combinados com uma transmissão I-Shift.
Segundo a Volvo, o novo extrapesado elétrico poderá ser encomendado a partir do segundo trimestre de 2026. Entretanto, os clientes já podem assinar uma carta de intenção para comprar o novo caminhão.
![]() |
Volvo/Divulgação |