DAF Caminhões
Facchini
Meteor

Caminhões e ônibus Mercedes-Benz rodarão 4 mil km com novo combustível que substitui o diesel

Mercedes-Benz Actros 2553 com carreta sider e abastecido com Be8 BeVant
Mercedes-Benz/Divulgação

Produzido a partir de fontes 100% renováveis, Be8 BeVant® tem potencial para reduzir em 99% as emissões de poluentes; rota tem como destino final a COP30, em Belém (PA)

Em parceria com a Be8, maior produtora de biodiesel do Brasil, a Mercedes-Benz está realizando uma importante jornada de sustentabilidade com o objetivo de comprovar a viabilidade de um novo combustível capaz de substituir o tradicional óleo diesel. Trata-se do novo biocombustível batizado de Be8 BeVant, totalmente produzido a partir de fontes renováveis.


A jornada iniciada no dia 21 de outubro, em Passo Fundo (RS), tem como destino final Belém (PA), cidade que receberá no mês de novembro a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), o maior evento global e o fórum mais importante para discussão e negociações sobre mudanças climáticas. Ao todo serão mais de 4 mil quilômetros percorridos, passando por 9 estados brasileiros.


Dois caminhões Actros Evolution 2553 6x2 com motor BlueTec 6 OM 471 de 530 cv, o mais potente da marca no Brasil, equipados com kit robustez, estão sendo utilizados para comparação de emissões de CO2e (CO2 equivalente). Um deles abastecido com biocombustível Be8 BeVant e outro com o diesel B15 comercial. O mesmo comparativo está sendo realizado com dois ônibus rodoviários O 500 RSD 6x2 com motor BlueTec 6 OM 460 de 380 cv, também com o Be8 BeVant e diesel B15 comercial.

Com esta ação, queremos demonstrar as vantagens ambientais do biocombustível 100% em caminhões e ônibus, realizando essa experiência com modelos top de linha equipados com motores BlueTec 6 da nossa marca num percurso longo pelas estradas brasileiras”, diz Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil. “O Brasil possui uma matriz energética única, com forte presença de biocombustíveis, como o biodiesel, fundamentais para acelerar a descarbonização do transporte. Na nossa estratégia, os biocombustíveis representam uma solução viável e imediata para reduzir as emissões de CO2e, especialmente em aplicações onde a eletrificação ainda enfrenta desafios de infraestrutura. Ao investir em tecnologias compatíveis com combustíveis renováveis, reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade e com a transição energética justa e eficiente.


O Be8 BeVant é um biocombustível renovável que oferece diferenciais expressivos em relação a outros disponíveis no mercado, podendo ser usado 100% puro em motores diesel. Além de reduzir as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) a solução também traz outras vantagens, como baixo índice de acidez, livre de contaminantes; alto conteúdo de éster, melhorando a combustão; maior lubricidade, dispensando o uso de aditivos químicos. O combustível também dispensa qualquer tipo de alteração nos caminhões.

A Rota Sustentável COP 30 conecta inovação, ciência e sustentabilidade em um projeto inédito de alcance nacional. Esta caminhada é a materialização de um novo momento da mobilidade brasileira, mostrando ao mundo durante a COP 30 que o Brasil está preparado para ser protagonista da transição energética com soluções reais e acessíveis, com entrega imediata de descarbonização”, comentou Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8.


Resultados preliminares
Durante o teste “Rota Sustentável COP 30”, as medições e comparações de emissões entre o Be8 BeVant e o diesel B15 dos quatro veículos ficarão a cargo do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), do Estado de São Paulo, entidade que é referência nacional de ensino e pesquisa científica e tecnológica.

Já no primeiro trecho da jornada, os caminhões e ônibus Mercedes-Benz apresentaram resultados excepcionais. Segundo a Be8, entre Passo Fundo (RS) e São Bernardo do Campo (SP), os veículos abastecidos com o Be8 BeVant apresentaram reduções aproximadas de 65% nas emissões de CO2, equivalente do tanque à roda. Além disso, 532 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas.

Caminhões e ônibus MB com Be8 BeVant
Mercedes-Benz/Divulgação

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA