![]() |
Gemini |
Montadora de origem chinesa está encerrando os contratos com transportadores locais e repassando a operação para transportadora do Sul do Brasil
Desde a última quinta-feira, 03 de setembro, cegonheiros do estado da Bahia que até o fim de setembro, prestavam serviços para a nova fábrica da BYD, instalada em Camaçari (BA), realizam um grande protesto ao redor da planta industrial contra o encerramento dos contratos de transporte.
Com o apoio do sindicato que representa a categoria no estado da Bahia, as manifestações contam com mais de 50 carretas estacionadas no entorno da nova fábrica, faixas com frases de repúdio escritas em português, inglês e chinês, além de tendas para concentração dos manifestantes.
Segundo o sindicato, apesar dos inúmeros incentivos concedidos pelos governos estadual e federal para instalação da fábrica na Bahia, os caminhoneiros foram esquecidos. Prova disso é o novo arranjo logístico que está sendo implementado pela montadora de origem chinesa. Além do encerramento dos contratos com os cegonheiros locais, as operações de transporte estão sendo assumidas por um grande empresa da região Sul do Brasil. "A suposta "vitória para os baianos” se tornou um prejuízo", afirma o sindicato.
Dentre as reinvindicações da categoria estão a retomada dos contratos ou, ao menos, compensações pelas perdas ocasionadas pela mudança no modelo logístico adotado pela BYD.
Ainda segundo a categoria, as manifestações podem ser intensificadas nos próximos dias caso a BYD e os governos estadual e federal caso não haja negociações e respostas para o caso. A categoria também não descarta o fechamento da entrada na fábrica na próxima quinta-feira, 09 de outubro, quando está prevista uma visita do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao local.
Gabardo, toma vergonha na cara. Tá querendo baixar o frete geral da categoria dos cegonheiros. Ofereceu um ano de serviço grátis pra BYD em troca de todo serviço..
ResponderExcluir