Abastecido com GNV, caminhão está operando no transporte de minério de ferro entre Mariana (MG) e o Terminal Fazendão da Vale
Com o objetivo de tornar as atividades de mineração mais sustentáveis e acelerar o processo de descarbonização do setor, a Cedro Mineração e a Gás Verde, maior produtora de biometano da América Latina, fecharam uma importante parceria que prevê a utilização de um caminhão movido a Gás Natural Veicular (GNV) para o transporte de minério de ferro entre Mariana (MG) e o Terminal Fazendão da Vale.
Com essa iniciativa, a Cedro Mineração, que atualmente utiliza caminhões movidos a diesel em suas operações, pretende reduzir até 99% das emissões da frota. A companhia acredita que, ao longo de um ano, cerca de 11 mil toneladas de CO2 poderão ser neutralizadas com certificados pela Gás Verde, o equivalente ao plantio de mais de 72 mil árvores.
Segundo a mineradora, o teste que vem sendo realizado ao longo deste mês de outubro, permitirá aferir a eficiência energética da rota, sendo o primeiro passo para a descarbonização. O segundo passo será utilizar os caminhões movidos a biometano, biocombustível renovável produzido a partir da purificação do biogás gerado na decomposição de matéria orgânica e ainda mais sustentável que o GNV, de origem fóssil.
A iniciativa integra o projeto de expansão da mina de Mariana, que tem objetivo de atingir a produção de 5 milhões de toneladas anuais de minério de ferro premium, o chamado pellet feed, uma matéria-prima com alto teor de qualidade e baixos níveis de impurezas, que permite a redução em pelo menos 50% as emissões de carbono na atmosfera da indústria siderúrgica, hoje considerada uma das principais responsáveis pelo aquecimento global.
A Cedro Participações, holding com negócios em mineração, agricultura, real estate e saúde, nasceu comprometida com a Agenda 2030. “Desde a criação da empresa, sempre pensamos no equilíbrio entre o desenvolvimento econômico das nossas atividades e o desenvolvimento sustentável”, afirma Lucas Kallas, presidente do conselho de deliberativo da Cedro Participações. “É nosso compromisso influenciar positivamente o setor de mineração e enfrentar os desafios de forma a garantir um presente e um futuro cada vez mais sustentáveis”.
