![]() |
VWCO/Divulgação |
Batizado de E-Convoy, caminhão é baseado no e-Delivery 11 toneladas 4x2; modelo é ideal para centros urbanos, aeroportos, operações noturnas e até em mineradoras
Reforçando a mobilidade elétrica no Brasil, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) está presente no projeto que deu origem ao primeiro caminhão comboio de lubrificação 100% elétrico do mercado. Batizado de E-Convoy e baseado em um chassi elétrico e-Delivery 11 toneladas 4x2, o exemplar é resultado de uma parceria com a Impacto, MEV e ETS.
Concebido para atender as novas exigências do transporte sustentável, o E-Convoy conta com tecnologia e-PTO (Electric Power Take-Off), que permite a operação elétrica e silenciosa de sistemas de transferência de fluídos. Ideal para centros urbanos, aeroportos e operações noturnas, e agora também em mineradoras, o E-Convoy oferece zero emissões, dois motores independentes para e-PTO e significativa economia nos custos operacionais, garantindo assim operações logísticas de baixo impacto ambiental, com alto desempenho, eficiência e tecnologia de ponta.
“O e-Delivery já é um marco da mobilidade elétrica nacional, e sua aplicação no E-Convoy reforça nosso compromisso em oferecer soluções completas e versáteis para nossos clientes. É mais um exemplo de como nossa engenharia colabora com parceiros estratégicos para transformar o setor de transportes”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O E-Convoy, com o chassi elétrico e-Delivery, é uma alternativa robusta, confiável e alinhada a um dos pilares na estratégia de ESG da Volkswagen Caminhões e Ônibus, contribuindo para o plano de descarbonização da marca e elevação dos padrões de sustentabilidade no transporte de cargas e operações de apoio.
“O E-Convoy simboliza o nosso compromisso com a transformação sustentável da logística no Brasil. É um passo firme rumo a um futuro mais limpo, eficiente e alinhado às exigências globais”, complementa Júlio Cesar, diretor da Impacto.