![]() |
MAN/Divulgação |
Batizado de D30 pela montadora alemã, nova motorização também está apresentando uma redução de 5% no consumo diesel em relação a versão D26
A crescente sinergia entre as marcas que compõem o Grupo TRATON, MAN, Navistar, Scania e VW Caminhões e Ônibus, já está apresentando resultados significativos, inclusive beneficiando até mesmo o amplo portfólio de clientes. Um exemplo, são os caminhões MAN TGX equipados com os novos motores D30, baseados nos propulsores Scania SUPER.
Testes operacionais realizados ao longo de 33.500 quilômetros, o equivalente a quase uma volta completa ao redor do mundo, comprovaram que o novo trem de força MAN é capaz de proporcionar uma redução significativa no consumo de diesel. Na Áustria e na Espanha por exemplo, os caminhões MAN TGX com motor D30 apresentaram um consumo médio de 21 litros a cada 100 km, o equivalente a 4,76 km/l.
Já em relação a geração anterior D26, os novos propulsores D30 proporcionaram uma redução de 5% no consumo de óleo diesel. No comparativo com extrapesados concorrentes, os caminhões MAN TGX com motores D30 também apresentaram resultados excepcionais, como, uma economia de 3,5 litros a cada 100 km percorridos.
No continente europeu, os motores MAN D30 de seis cilindros em linha e 13 litros, são oferecidos com opções de 380 a 560 cv de potência, com torque variando de 2.100 a 2.800 Nm dependendo da configuração, combinados ainda com transmissão automatizada MAN TipMatic. Além do trem de força otimizado, os resultados expressivos dos caminhões MAN TGX também podem ser atribuídos a aerodinâmica aprimorada da nova geração, bem como a substituição dos tradicionais espelhos retrovisores por um moderno sistema de câmeras, batizado de MAN OptiView.
O compartilhamento de componentes entre as marcas do Grupo TRATON foi anunciado e confirmado oficialmente em 2022. Na América do Norte, os caminhões International Navistar passaram a contar com o propulsor Scania logo no ano seguinte, por lá sendo batizado de S13. Já a MAN adotou a motorização em 2024. Em 2028, a próxima marca que deverá a adotar propulsor sueco será a Volkswagen Caminhões e Ônibus.