DAF Caminhões
Facchini
IVECO Tector

Ferrovia Transnordestina poderá retirar até 380 caminhões das estradas a cada viagem

Carreta basculante vermelha ao lado de uma locomotiva azul em uma ferrovia
Gemini

Com composições formadas por locomotivas e até 126 vagões, ferrovia está prevista para entrar em operação no mês de outubro; grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis, minérios estão entre as mercadorias que serão transportadas

Google News
Promessa de quase duas décadas, a ferrovia Transnordestina, maior obra linear em execução no Brasil, finalmente está prestes a entrar em operação, mais precisamente a partir de outubro deste ano. Com 1.206 km de extensão em linha principal, a ferrovia ligará a região de Eliseu Martins, no Piauí, ao Complexo Industrial e Portuário de Pecém, no Ceará. 


Operada pela Transnordestina Logística (TLSA) a nova ferrovia brasileira promete se destacar pela eficiência logística. Prova disso são os números recém-divulgados pela empresa que subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). De acordo com a companhia, as composições formadas por locomotivas e 126 vagões, serão capazes de substituir aproximadamente 378 carretas a cada viagem, reduzindo assim de forma significativa os custos logísticos para escoamento de mercadorias.


Já o tempo estimado de deslocamento entre região de Eliseu Martins (PI) e o Porto de Pecém (CE) está estimado em 32 horas, sem considerar o tempo necessário para carga e/ou descarga das composições. 


Ainda segundo a TLSA, quando estiver em operação a ferrovia Transnordestina também se destacará pela sustentabilidade. Cálculos da empresa indicam que a eficiência energética de cada trem está na casa de 2,6 litros por tonelada transportada, enquanto a de cada caminhão é de cerca de 7 litros por tonelada.

Com previsão de cinco portos secos e um terminal intermodal ao longo do percurso, a ferrovia Transnordestina também será fundamental para reduzir a saturação das rodovias nos estados do Piauí, Pernambuco e Ceará, além de reduzir de forma significativa as distâncias que serão percorridas pelos caminhões para escoamento das mercadorias. 

Tendo como principal objetivo integrar a região Nordeste, a ferrovia se dedicará ao transporte de grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis, minérios, etc.

LEIA TAMBÉM


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA