DAF Caminhões
RER Parts
IVECO Tector

Vendas de caminhões seminovos caem 2,91% em junho

Caminhões seminovos multimarcas em estoque de concessionária
Reprodução

Pouco mais de 37 mil caminhões seminovos foram negociados no sexto mês do ano; dificuldade de acesso ao crédito após disparada na taxa de juros reflete no mercado

Google News
Refletindo a crescente dificuldade de acesso ao crédito, diante da disparada da taxa de juros, o mercado brasileiro de caminhões seminovos encerrou o sexto mês de 2025 registrando queda no volume de negócios concretizados. A informação é confirmada pelos números oficiais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE).


De acordo com o balanço oficial da entidade, 37.628 caminhões seminovos foram comercializados em todo o Brasil no mês junho, o que representa uma queda de 2,91% em relação ao mês anterior, abril, quando 38.755 exemplares foram vendidos.


Os dados divulgados pela Fenabrave também apontam as seis marcas que se destacaram no mercado de usados no mês de junho. São elas:

  • 1º Mercedes-Benz: 34,63% das vendas
  •  Volkswagen: 22,67% das vendas
  •  Ford: 12,74% das vendas
  • 4º Volvo: 10,85% das vendas
  •  Scania: 10,43% das vendas
  •  IVECO: 4,65% das vendas


Mudança na base de dados
As informações do mercado de usados (transferência de titularidade) estão passando por mudanças. Desde março de 2025, a SENATRAN passou a incluir, entre os veículos usados transacionados, o campo “Transferência de Jurisdição com identificação de mudança de titularidade”.

Segundo a Fenabrave, com esse aperfeiçoamento do sistema, a base mensal de transações de veículos usados foi ampliada desde então, uma vez que, antes, a mudança de município era registrada, sem considerar se houve ou não transações. Em função desta data base (março/2025), não será possível realizar os comparativos com o mesmo mês do ano anterior e comparativos anuais (acumulados). 

"Os comparativos com o ano anterior, começarão a ser realizados somente em março de 2026 e os acumulados a partir de 2027, quando teremos 2026 e 2027 para realizar a comparação", explica a FENABRAVE.

Confira na íntegra o balanço da FENABRAVE: CLIQUE AQUI


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA