![]() |
PRF/Divulgação |
Caminhoneiro também estava descumprindo a Lei do Descanso e conduzia um bitrem com excesso de carga; flagrante foi registrado na BR-282
Na tarde da última quinta-feira, 10 de julho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) efetuou a prisão de um caminhoneiro que circulava armado pela BR-282. O flagrante foi registrado em Xaxim, município localizado no oeste de Santa Catarina.
Durante uma abordagem de rotina, os policiais rodoviários federais desconfiaram do nervosismo do condutor e deram início a uma averiguação na cabine do veículo de carga, momento em que encontraram uma pistola calibre 9mm pronta para uso, munições e comprimidos de anfetaminas, substância popularmente conhecida como "rebites".
Além do porte ilegal da arma e da droga, a fiscalização revelou outras irregularidades. A análise do disco do cronotacógrafo mostrou que o condutor dirigia por horas seguidas, descumprindo assim as determinações da Lei do Descanso. A combinação de veículo de carga (CVC) também circulava com excesso de peso.
Diante dos fatos, o caminhoneiro foi preso e encaminhado, junto com a arma, as munições e os comprimidos, para a Polícia Civil de Xaxim (SC). Ele poderá responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, previsto no Estatuto do Desarmamento, de 2003, cuja pena é de 3 a 6 anos de reclusão, além de multa. O veículo foi retido e levado para um pátio da PRF em Chapecó, onde permanecerá até a conclusão do transbordo da carga excedente.