Facchini

Mercedes-Benz amplia área para customização de caminhões e ônibus

Caminhões Mercedes-Benz em centro de customização
Mercedes-Benz/Divulgação

Área de Custom Tailored Center (CTC), na fábrica de São Bernardo do Campo, agora conta com um espaço próprio para veículos elétricos; Mais de 15.000 caminhões foram customizados em nove anos

Google News
Com objetivo de ampliar a capacidade de atender as demandas específicas de clientes no Brasil e de mercados externos, a Mercedes-Benz segue investindo na customização de caminhões e ônibus. Prova disso é a expansão do Custom Tailored Center (CTC) na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), no ABC Paulista, que agora passa a contar também com um espaço próprio para veículos elétricos.


Em nove anos, o CTC customizou mais de 15.000 caminhões. Com a ampliação da área, temos potencial para dobrar a capacidade produtiva, reduzindo o tempo da operação e, consequentemente, atendendo mais rapidamente às demandas dos nossos clientes”, afirma Erica Daumichen, vice-presidente de Operações de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil. “Vamos manter nossa equipe preparada para a chegada de novas soluções customizadas, inclusive os elétricos, garantindo assim a qualidade de nossos produtos e a segurança e bem-estar dos colaboradores”.


O expressivo volume de mais de 15.000 caminhões customizados, entre agosto de 2015 e outubro de 2024, significa uma média de 1.666 unidades por ano”, destaca Erica Daumichen. “Desse volume, cerca de 11.500 caminhões foram comercializados no mercado interno e 3.500 foram exportados, sendo cerca de 50% para países da América Latina e 50% para outros continentes”, destaca Erica Daumichen.


Com a ampliação da área, a montadora de origem alemã planeja manter a produção em cerca de 80% para o mercado interno, 15% para América Latina e 5% para o segmento overseas. 85% das customizações são de caminhões e 15% de chassis de ônibus. Setores como mineração, madeireiro, construção e transporte de bebidas lideram as encomendas de caminhões customizados. Já no caso dos ônibus, as maiores solicitações envolvem micros e articulados.

Modificações muito específicas acabam sendo montadas na linha de produção própria do CTC”, informa Fábio Dalla, gerente sênior de Fabricação de Protótipos da Mercedes-Benz do Brasil. “Seja qual for a solicitação do cliente nós entendemos e atendemos da melhor forma. Ou seja, novamente, estamos praticando nosso mantra: As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução. Com a customização, ouvimos cada uma das vozes de todos os clientes e entregamos o caminhão ou o chassi de ônibus que ele necessita”.

São exemplos de serviços já realizados e oferecidos pelo CTC da Mercedes-Benz: Ajustes de tanques de combustível, redução da tara do veículo, kit de peças para o Axor com direção autônoma da Grunner e kits canavieiro, madeireiro e construção civil, além dos caminhões MB Actros Evolution “Estrela Delas”, Arocs 4051 8x4 madeireiro, Atego 1719 Full Air e Arocs 8x4 para mineração, além da montagem de plataforma de ônibus elétrico.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA