Facchini

LOTS Group reduz número de acidentes e distrações com adoção de câmeras nos caminhões

Scania Canavieiro da LOTS Group
Divulgação

Câmeras instaladas dentro do caminhão já proporcionaram uma redução de 50% no número de distrações ao volante; empresa pertence ao Grupo Scania

Google News
Com o objetivo de monitorar a frota, evitar falhas e imprudência, a LOTS Group, empresa pertencente ao Grupo Scania, tem investido em diversas tecnologias voltadas à segurança das operações e dos motoristas, como por exemplo, câmeras de vídeo monitoramento, telemetria, sistema de georreferenciamento dinâmico, monitoramento de estradas e gestão de pneus. Atualmente, todos os veículos do grupo estão conectados e possuem monitoramento 24h por dia para maior segurança e tomadas de decisão em tempo real.


A alta tecnologia está presente em todas as etapas de transporte, inclusive no início da jornada de trabalho de cada um dos motoristas, que antes de assumirem a direção precisam um checklist do caminhão. O procedimento é realizado em um tablet pelo Driver APP, um sistema de gestão de frota desenvolvido pela própria empresa e responsável por otimizar a tarefa através de um checklist customizável do caminhão, verificando diversos pontos para atestar que ele está apto para iniciar o turno, como pneus, informações gerais sobre o veículo, entre outras opções. Somente após a conclusão da avaliação, o motorista é liberado para seguir viagem.

Já as câmeras instaladas dentro do caminhão captam os movimentos do motorista e todas as ações dentro do veículo. Elas monitoram se o condutor está distraído, desviando o foco da estrada, cansado, com sono, sem uma das mãos no volante, ou até mesmo utilizando o celular. Cada movimento é registrado. Pela telemetria é possível detectar, inclusive, se o condutor está com os olhos fechados por mais segundos que o habitual. Em casos de distração, um alarme de segurança é acionado dentro do veículo e a equipe da torre de controle faz contato com o motorista. 

Em nossas operações utilizamos sistemas digitais criados internamente e ferramentas externas acopladas para cooperar com a inteligência em nossas torres de controle. Dentro do nosso sistema, possuímos um módulo que é destinado ao tratamento de acidentes, incidentes e desvios que ocorrem nas operações, onde o motorista pode facilmente reportar alguma irregularidade no percurso ou na frota”, explica Rafael Santos, gerente de Transporte Logístico da Operação do ABC Paulista da LOTS. 


Resultados
De 2021 a 2023, a empresa conseguiu reduzir em 50% o número de distrações nas frotas, levando em consideração o uso cigarro e aparelho celular, este último, considerado a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil.

A tecnologia também tem sido essencial para evitar o excesso de velocidade e evitar acidentes.  Em 2022, a empresa registrou 5.400 casos, já no ano passado o número caiu para 3.732 e para o acumulado de janeiro até abril de 2024, foram apenas apenas 384 casos.

Em todas as nossas operações, segurança é a prioridade número um. Todas as informações que coletamos 24/7, nos auxiliam na ação de manter um trânsito mais seguro e cuidar diariamente de nossos motoristas, facilitando a criação de programas de melhoria contínua, garantindo um ambiente mais tranquilo para todos. Investimos muito em treinamentos e na conscientização do nosso time. Entendemos que condutores conscientes e com boa percepção de riscos, adotam  comportamentos seguros, colaborando não só para a sua própria segurança, mas para um trânsito melhor para todos”, explica Rafael.



Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA