Facchini

Volvo FH 780 é lançado na Austrália

Volvo FH16 780 carregando torre eólica
Volvo/Divulgação

Extrapesado estreia como o caminhão mais potente do mercado australiano; Volvo também ofertará versões com 600 e 700 cavalos de potência

Google News
A Austrália se tornou neste mês o novo destino da mais recente aposta da Volvo Trucks para as operações com cargas pesadas, o inédito e poderoso FH16 780. Por lá o extrapesado já estreia se consagrando como o caminhão rodoviário produzido em série mais potente do País.


Sob a cabine, o cavalo-mecânico traz o inédito motor D17 Euro 6 de 17 litros, seis cilindros em linha, 780 cavalos de potência e impressionantes 3.800 Nm de torque. “Mais potência nos dá a opção de equipar nossos caminhões para obter mais eficiência em rodovias, mais torque significa menos mudanças de marcha e mais tempo de marcha máxima”, destaca Shayne Commons, Diretor de Produto e Performance do Grupo Volvo Austrália.

O novo motor também traz como diferenciais um único turbocompressor eficiente responsável por aumentar a capacidade de resposta do motor e melhorar a experiência de condução, design inovador e patenteado do pistão ondulado capaz de otimizar a combustão e reduzir as emissões, e um novo sistema de injeção que garante a melhor economia de combustível e uma aumento da pressão máxima do cilindro, entregando assim alta potência.


Certificado para ser abastecido com HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado) ou 100% com biodiesel (B100), o propulsor também será ofertado no mercado australiano em versões com 600 cv (3.000 Nm de torque) e 700 cv (3.400 Nm de torque). Além disso, o poderoso propulsor estará combinado com caixa de câmbio automatizada I-Shift com 12 velocidades e marchas super reduzidas.

Um mundo de possibilidades foi construído nesta plataforma de motor”, afirma Shayne Commons, Diretor de Produto e Desempenho do Grupo Volvo Austrália. “Três opões de potência altamente eficientes, capazes de usar combustíveis alternativos, serão uma parte fundamental do nosso caminho para emissões líquidas zero”, completa o executivo. 

LEIA TAMBÉM



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA