Facchini

Randon New R

Mercedes-Benz pode retomar produção e vendas da linha Axor em 2024

Cavalo mecânico Mercedes-Benz 4x2 camuflado em testes no RJ
@jose_augusto_fotografias/Instagram

Flagrante registrado na BR-116/RJ indica que a Mercedes-Benz trabalha no desenvolvimento de uma gama intermediária de caminhões pesados; novidade pode manter o nome Axor ou ser batizada de Antos

Google News
Com a chegada da norma PROCONVE P8, popularmente conhecida como Euro 6, a Mercedes-Benz encerrou a produção e comercialização da consagrada linha de caminhões MB Axor no Brasil, deixando assim uma lacuna significativa no portfólio produtos e diversos clientes "órfãos" de um caminhão de entrada que garante alta robustez e baixo custo de manutenção.


Entretanto, um flagrante registrado nos últimos dias na região de Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro indica que a montadora de origem alemã pode estar prestes de voltar atrás da decisão e relançar no mercado nacional a linha Axor, inclusive com novidades no design e total atendimento a nova norma de emissões.

Nas imagens divulgadas nas redes sociais pelo fotógrafo José Augusto de Souza Oliveira, verifica-se um modelo 4x2 totalmente camuflado e combinado com um semirreboque de 3 eixos, circulando em um posto de combustíveis as margens da BR-116/RJ, a Via Dutra. Para o autor do registro trata-se de um exemplar da linha Antos, substituto natural do Axor no mercado europeu. 

Caminhão Mercedes-Benz camuflado com carreta graneleira 3 eixos em posto de combustível
@jose_augusto_fotografias/Instagram
Ao analisar com atenção as imagens, verifica-se de imediato a presença de uma cabine com linhas idênticas à linha Axor. Apesar da camuflagem, também é possível notar mudanças nas linhas da grade frontal e também do para-choque dianteiro, além do conjunto de faróis. Os detalhes se assemelham bastante ao design atual dos modelos Actros e Arocs. Do ponto de vista mecânico, o exemplar flagrado utiliza exatamente o mesmo modelo de catalisador e admissão de ar da atual linha Actros. 


Oficialmente, a Mercedes-Benz do Brasil ainda não se pronunciou sobre uma possível retomada da linha Axor e/ou lançamento de uma nova gama de caminhões no mercado nacional. Entretanto, 2024 será ano de FENATRAN, a maior feira de transporte rodoviário de cargas e logística na América Latina, e palco de grandes lançamentos. 

Agora ficam as seguintes perguntas: O lançamento de uma gama intermediária de caminhões pesados será uma boa decisão para a marca? Se confirmada, a nova gama deveria manter o nome Axor ou trazer a nomenclatura de Antos? Fato é que teremos que aguardar as cenas dos próximos capítulos. 


Novo cavalo mecânico Mercedes-Benz camuflado parado em posto de combustível
@jose_augusto_fotografias/Instagram

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA