Facchini

Randon New R

Marcopolo investirá R$ 50 milhões na produção de ônibus elétricos no Espírito Santo

Ônibus 100% elétrico Marcopolo Attivi no Espírito Santo
Marcopolo/Divulgação

Planta capixaba será responsável pela produção do Attivi Integral, o primeiro ônibus 100% elétrico da Marcopolo; número de colaboradores deverá ser ampliado em 20% e produção diária saltará para 26 unidades

Google News
A Marcopolo, empresa especializada na fabricação de carrocerias de ônibus e no desenvolvimento de soluções de mobilidade, anunciou neste mês um investimento significativo de R$ 50 milhões na produção de ônibus elétricos em São Mateus (ES). O negócio está em total sintonia com as pautas de sustentabilidade defendidas pelo Governo do Estado capixaba.

No município, a empresa vai produzir o Attivi Integral, primeiro ônibus da companhia com carroceria e chassi próprios e 100% elétrico. O modelo conta ainda com capacidade para 80 passageiros, autonomia de até 280 quilômetros e tempo de carga de até quatro horas.


O Attivi Integral é um veículo desenvolvido totalmente no Brasil e que faz frente ao desafio global em prol da descarbonização dos sistemas de transporte de passageiros. A fabricação do veículo no Espírito Santo nos permite atender à crescente demanda do mercado nacional por veículos elétricos. Decidimos expandir a nossa produção no Estado por ser uma fábrica em uma localização estratégica, que nos permite atender empresas de todo o país e companhias internacionais”, pontuou o CEO da Marcopolo, André Armaganijan.

Com a novidade, o quadro de funcionários no local que atualmente é de 2 mil colaboradores, deverá ser ampliado em até 20%. Hoje a Marcopolo produz uma média de 16 veículos por dia em São Mateus. Com a produção do Attivi na unidade, a companhia terá capacidade para fabricar 26 veículos por dia.


A instalação da nova linha de produção também reforça o compromisso da companhia com a descarbonização dos sistemas de transportes de passageiros, que investe ativamente no desenvolvimento de produtos e de componentes para a produção de veículos mais sustentáveis. No final deste ano, a Marcopolo chega ao número de 130 unidades produzidas do Attivi Integral, com demonstrações do veículo em diferentes cidades do Brasil, como Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ).

Na estratégia de descarbonização da companhia, já são cerca de 700 ônibus elétricos e híbridos, desenvolvidos com chassis de parceiros, que circulam em diversos países, como Colômbia, Chile, Argentina e Austrália, além do Brasil. A operação da Marcopolo em São Mateus está em uma localização estratégica, com fácil conexão aos demais estados do país e até mesmo de portos, que permite atender o mercado brasileiro como um todo e, de acordo com a demanda, o mercado internacional também.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA