Facchini

5ª roda x Curva de Nível

Scania/Divulgação
Google News 
Nas operações que trafegam por vias rurais (não asfaltadas), como no transporte florestal e canavieiro, é quase uma regra estourar o orçamento previsto para a manutenção dos conjuntos.

Não apenas em função dos acidentes, especialmente tombamentos, mas na substituição de componentes de custo elevado. Particularmente problemas graves nos acoplamentos, com alto potencial de acidentes, exigem a substituição por componentes novos.


Destaca-se a 5ª roda (normalmente de 3 ½”) cujo custo é elevado e às vezes não dura uma safra. Os principais problemas são:

- Desgaste prematuro em função de falha na lubrificação (ausência de lubrificante ou contaminação excessiva da graxa por terra);

- Falha estrutural: e, nesse caso, aumenta-se o risco de desacoplamentos.

Reprodução
Além dos erros na operação de acoplamento (altura errada ou impacto forte) participam, sem serem notadas, as “curvas de nível”, necessárias para a conservação do solo agrícola, mas que avançam perigosamente na via e impõe ângulos acima do limite da 5ª roda.

5ª roda tem limite na articulação para frente e para trás. Ultrapassá-los significa risco de danos no acoplamento em função de interferência mecânica.
Reprodução
O condutor mais atento reclama que escuta um “estralo” quando passa na curva de nível: justamente o mecanismo pino-rei – gavião batendo no seu limite.

Reprodução
Por isso: atenção com a relação entre altura e comprimento das curvas de nível. A estrada rural deve servir aos conjuntos que circulam por ela. E não o contrário.


Fica a dica! Conhecer essa dinâmica é fundamental para evitar problemas e prevenir acidentes.

ARTIGO: Eng. Rubem Penteado de Melo - www.trs.eng.br e www.anjo.mobi

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA