![]() |
Reprodução/Instagram |
Circulação poderá ocorrer das 3h às 22h no trecho entre os municípios de Itiquira (MT) e Sinop (MT); AET de Trânsito Noturno deverá ser solicitada e aprovada
Com o objetivo de otimizar o escoamento da safra 2023 (soja, milho e algodão), as combinações de veículos de carga (CVC) que necessitam de Autorização Especial de Trânsito (AET) para circularem, como por exemplo, bitrens de 9 eixos e rodotrens com 74 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC), poderão circular no período noturno em um trecho da BR-163, no estado do Mato Grosso.
A flexibilização do horário de circulação de veículos pesados é resultado de uma parceria da Concessionária Nova Rota do Oeste com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), e faz parte do Plano Safra em Movimento. Segundo a Concessionária, a iniciativa que também conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), busca minimizar o impacto das obras realizadas na pista durante o escoamento da safra e é destinada aos veículos que atuam na cadeia produtiva do agronegócio mato-grossense.
De acordo com o planejamento estabelecido pela Nova Rota do Oeste, a circulação dos veículos pesados que precisam de AET será autorizada das 3h às 22h, exclusivamente no trecho de 850,9 quilômetros da BR-163, localizado entre os municípios de Itiquira (MT) e Sinop (MT). Além do atendimento de todos os parâmetros exigidos pela Resolução nº 882 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o trecho em questão também conta com atendimento 24 horas aos usuários, com uma base operacional instalada a cada 50 quilômetros e todo um aparato que reforça a segurança viária.
LEIA TAMBÉM
Ainda segundo a Concessionária, a possibilidade de circulação noturna na BR-163/MT acontecerá de forma experimental ao longo de 6 meses. Ao final do período, a Nova Rota do Oeste apresentará ao DNIT uma análise de resultados para avaliar se haverá continuidade do trânsito noturno.
Conforme o acordado, ao receber a solicitação de AET de Trânsito Noturno, o DNIT fará uma consulta à Nova Rota do Oeste sobre a autorização e, mediante a resposta da Concessionária, o órgão federal comunicará o transportador se o veículo/frota está ou não autorizado a percorrer das 3h às 22h, especificamente na BR-163, de Itiquira a Sinop. A validade máxima da AET deverá ser de 1 ano.
A Concessionária Nova Rota do Oeste lembra ainda que apesar da ampliação do horário de circulação, as determinações da Lei 13.103/2015 em relação ao tempo máximo de direção e descanso dos motoristas, seguem vigentes e devem ser cumpridos.
Se já era uma carnificina rodando somente durante o dia, imagine agora dia e noite
ResponderExcluirSe proibido já acontece acidentes imagina liberando
ResponderExcluir$$$ Pedágio vamos trabalhar!!!!
ResponderExcluirKkkkk Qual a novidade? Aqui no Mato Grosso esses veículos já rodam normalmente sem serem incomodados no período proibido kkkkkkkkk agora é só pra arrecadar mesmo.
ResponderExcluirCarnificina só vai aumentar, período da noite foi feito para dormir, mas o dinheiro fala mais alto!!!
ResponderExcluirVoltamos à ser escravos de um sistema ,porque não colocar empresas de recuperação da br pra trabalhar à noite
ResponderExcluirPorque não colocar empresas de recuperação da BR pra trabalhar à noite que risco de morrer alguém é muito menor Vamos voltar a ser escravos de um sistema , porque os grãos estão armazenados é não perdem
ResponderExcluir