Facchini

Randon entrega primeiro Bitrem Florestal com eixo auxiliar elétrico

Felipe Fedrizzi/Randon

Exemplar se consagra oficialmente como a primeira carreta com tecnologia e-Sys entregue no Brasil; tecnologia é capaz de entregar uma redução de mais de 20% no consumo de diesel

Google News
A Randon concretizou nesta semana, mais precisamente na última quarta-feira (26), a entrega da primeira carreta do Brasil com a exclusiva tecnologia e-Sys, da Suspensys. Trata-se de um Bitrem Florestal Hybrid R, adquirido pela  CMPC, multinacional chilena, em conjunto com a Expresso Nepomuceno, uma das principais empresas de logística do país. O exemplar inédito será empregado no transporte de madeira realizada entre as cidades de Guaíba (RS) e São Gabriel (RS).


O início das operações da solução Hybrid R com a tecnologia e-Sys no território nacional é um marco para a história do transporte de cargas no Brasil. Nos últimos anos, nos empenhamos fortemente para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, que se traduzem em mais rentabilidade para o transportador e ganhos significativos para o meio ambiente. Estamos muito avançados no segmento de eletromobilidade para o transporte pesado e, com a parceria da CMPC e Expresso Nepomuceno, estamos contribuindo para a transformação do transporte rodoviário brasileiro”, destaca Sérgio L. Carvalho, CEO da Randoncorp.

É com muito orgulho que anunciamos essa importante parceria com a Randon, que nos posiciona como pioneiros no país ao operar com eixo elétrico em nosso transporte de madeira no Rio Grande do Sul. Desta forma, podemos nos posicionar cada vez mais como vanguarda em termos de processos sustentáveis em logística”, considera o diretor-geral da CMPC no Brasil, Mauricio Harger.

LEIA TAMBÉM

Com conceito inovador e sustentável, o sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys, atua na recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para posteriormente alimentar um motor elétrico presente em um dos eixos, proporcionando assim uma tração auxiliar em subidas e ultrapassagens. 


Segundo a fabricante gaúcha, dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada percorrida, a tecnologia é capaz de proporcionar uma economia de combustível de até 25%, além de um menor desgaste dos componentes, contribuindo para uma menor geração de resíduos e menor emissão de gases no meio ambiente, com forte impacto também na competitividade do negócio. A solução foi desenvolvida de forma exclusiva pela Randoncorp por meio de parceria entre Randon, Suspensys e Centro Tecnológico Randon.

O primeiro Bitrem Florestal com eixo auxiliar elétrico do Brasil será um dos grandes destaques da Expresso Nepomuceno na 5ª Expoforest, a maior feira dinâmica para o segmento florestal das américas. A edição de 2023 da Expoforest ocorrerá de 09 a 11 de agosto em Guatapará, região de Ribeirão Preto (SP).

Marcos Querotti/Randon

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA