Facchini

Randon vende primeiras carretas equipadas com eixo elétrico

Juniko Bondan/Randon

Modelos basculante, tanque e florestal são os primeiros exemplares comercializados; tecnologia pode reduzir em até 25% o consumo de combustível

Google News
As Empresas Randon anunciaram neste mês a comercialização dos primeiros semirreboques equipados com a pioneira e exclusiva solução de tração auxiliar elétrica. Dois exemplares Randon Hybrid R, equipados com a solução e-Sys da Suspensys, foram negociados com a mineradora SQM, do Chile, para uso nas operações de minério de lítio no deserto do Atacama. Já no Brasil, um modelo Florestal também equipado com a solução e-Sys será empregado no transporte de celulose pela CMPC.

A aquisição dos semirreboques com eixos elétricos, realizada pela SQM está totalmente alinhada com o Plano de Sustentabilidade, iniciativa em que a empresa se compromete a neutralizar as emissões carbono em todas as linhas de negócios até 2040, e no caso específico do lítio até 2030. Os modelos elétricos consistem em um Basculante e um Tanque, para aplicação no transporte de minério. A venda, que também marca a primeira exportação de produtos da linha inovadora, foi mediada pela distribuidora Epysa, representante da Randon Implementos no mercado chileno. 

Com o uso dos semirreboques Hybrid R, a mineradora chilena prevê uma redução de 60% nos custos operacionais. “Essa parceria simboliza o potencial de transformação global que essa solução sustentável pode oferecer ao setor de logística e transporte”, resume o diretor-superintendente da Divisão Montadora das Empresas Randon, Sandro Trentin.


Com esta aquisição, estamos muito orgulhosos de continuar fortalecendo nossa frota elétrica: a maior e mais diversificada da mineração chilena. Como um dos líderes mundiais na produção de lítio, estamos comprometidos em continuar a contribuir para o desenvolvimento global da eletromobilidade, e isso é prova disso, pois estamos implementando uma tecnologia inédita ao ter o primeiro caminhão de alta tonelagem 100% elétrico em operação no mundo, permitindo que continuemos avançando rumo a uma cadeia produtiva sustentável”, destacou Rodrigo Jasen, gerente de Logística Nacional da SQM.

Já nas operações da produtora de celulose CMPC, o semirreboque Florestal Randon com eixo elétrico será utilizado pela Expresso Nepomuceno na rota de transporte de produtos realizada entre as cidades gaúchas de Guaíba e São Gabriel.

O formato dessa comercialização demonstra a versatilidade do uso da nossa tecnologia, que possibilita a instalação em qualquer tipo de veículo pesado, independente de modelo, adaptado às necessidades do transportador, para otimizar os ganhos e benefícios na operação e ao meio ambiente”, reforça o diretor-superintendente da Divisão Autopeças das Empresas Randon, Ricardo Escoboza.


Entendemos que é responsabilidade das grandes organizações induzirem um movimento de mudança no consumo, optando pela utilização de produtos e serviços associados a fontes renováveis. Priorizamos o uso de equipamentos abastecidos com energia limpa em nossas operações industriais, florestais e logísticas. Fazemos isso porque é do nosso propósito conservar os recursos naturais e praticar a gestão ambiental adequada. Então seguiremos no caminho para que nossa matriz energética seja cada vez menos poluente e mais alinhada às práticas atuais de ESG”, afirma o diretor-geral da CMPC no Brasil, Mauricio Harger.

O e-Sys se consagra como um inovador sistema de tração auxiliar elétrico desenvolvido de forma exclusiva pelas Empresas Randon, em uma parceria entre Suspensys, Centro Tecnológico Randon (CTR) e Instituto Hercílio Randon (IHR). Atuando na recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para momentos de necessidade de tração como subidas e ultrapassagens, a tecnologia pode proporcionar uma redução de até 25% no consumo de combustível, além de menor desgaste de componentes, dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada percorrida.

Márcio Campos/Randon

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA