Facchini

Tracbel e Volvo apresentam caminhão articulado para operações no agronegócio

Tracbel/Divulgação

Desenvolvido pela Tracbel em parceria com a Volvo Construction Equipment, Volvo A30G Agro pode ser combinado com implementos agrícolas e desempenhar diferentes tarefas no campo

Google News
Presente na 28ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), a maior feira do setor agrícola, a Tracbel apresenta um caminhão articulado destinado as operações no agronegócio. Concebido pela engenharia da empresa em conjunto com a Volvo Construction Equipment, o Volvo A30G pode ser combinado com implementos agrícolas, atendendo assim atividades como preparo do solo para plantio, através de arado.

"É mais uma solução que desenvolvemos para agricultores que precisam de máquinas com alta produtividade, mas que também sejam versáteis e com outras utilidades", declara Cleber Carvalho, CEO da divisão de máquinas do Grupo Tracbel. O veículo estará exposto no estande da Tracbel na Agrishow, que se realiza de 1º a 5 de maio em Ribeirão Preto (SP).


Segundo a Tracbel, o Volvo A30G Agro já vem confirmando seu potencial no campo em diversas regiões. "Agricultores do Nordeste do Brasil e de outros países da região hispânica da América Latina, como Argentina e Paraguai, estão muito satisfeitos com o seu desempenho", afirma Carvalho. Equipado com uma grade de discos superpesada com controle remoto de 18 por 42 polegadas, o articulado tem proporcionado um consumo de combustível muito menor do que o registrado por máquinas de mesmo porte tradicionalmente usadas neste tipo de trabalho. "Além disso, tem alta capacidade de tração em solos irregulares, uma característica muito importante neste tipo de operação", explica Marcos von Glehn, gerente de engenharia de aplicação da Tracbel.

Tracbel/Divulgação
"A pressão sobre o solo do articulado é baixa, um fator importante que proporciona alta flutuação e menor compactação. E ele ainda pode usar pneus mais largos em duas outras opções", complementa von Glehn. A eficiência do A30G Agro é assegurada pela tração nos três eixos, com opção automática  6x4 e 6x6, solução que permite a realização de curvas em pisos escorregadios ou de baixa qualidade. "São atributos que garantem mais facilidades neste tipo de atividade", destaca o gerente.

O Volvo A30G Agro também se destaca pela possibilidade de desempenhar múltiplas funções no campo. Quando não empregado nas atividades de preparo do solo, o gigante pode facilmente atuar no transporte de insumos e inúmeros outros materiais pelas fazendas. "Ele não é só uma unidade tratora, mas de transporte também. Essa versatilidade é um grande benefício, pois potencializa sua utilização. Um equipamento que trabalha um número maior de horas é mais uma ferramenta que contribui na redução do custo de operação", observa Silvio Almeida, gerente comercial da Tracbel.


Outro grande diferencial em relação as tradicionais máquinas agrícolas que em sua maioria são importadas atualmente, está na produção nacional. Mantendo o mesmo padrão de qualidade dos mercados mais exigentes na Europa e na América do Norte, os caminhões articulados Volvo também são produzidos no Brasil, mais precisamente no complexo industrial da Volvo CE localizado em Pederneiras, interior de São Paulo.

Tracbel/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA