Facchini

Com consumo médio de 4,7 km/l, novo DAF XF é premiado na Europa

DAF/Divulgação

Extrapesado também entregou velocidade média de 80,06 km/h em teste comparativo com modelos semelhantes da concorrência; consumo é equivalente a emissão de 675 gramas de CO 2 por quilômetro rodado

Google News
Sucesso incontestável desde o lançamento no mercado europeu, a nova geração de caminhões DAF acaba de conquistar mais uma importante premiação, desta vez com o extrapesado XF 450. Graças ao baixíssimo consumo de combustível e a maior velocidade média, o exemplar assegurou o prêmio "Green Truck 2023", quebrando assim uma sequência de seis vitórias consecutivas da Scania.


Submetido a um teste comparativo com exemplares semelhantes da concorrência em uma mesma rota e sob as mesmas condições operacionais, o DAF XF equipado com motor PACCAR MX-11 de 450 cavalos de potência entregou o surpreendente consumo médio de 21,26 litros/100 km (4,70 km/litros), o equivalente a 675 gramas de CO 2 por quilômetro rodado. Já o consumo de AdBlue (ARLA 32) ficou na casa de apenas 1,32 l/100 km, enquanto a velocidade média registrada no percurso de avaliação foi de 80,06 km/h.

A DAF ganhou uma vantagem competitiva devido ao fato de ser o único fabricante até agora a implementar as novas regras de dimensões para caminhões na Europa”, explica Jan Burgdorf, chefe do departamento de Teste e Tecnologia das revistas VerkehrsRundschau e TRUCKER. “As novas regras permitem uma frente alongada que aprimora a aerodinâmica e garante uma redução no consumo de combustível”.


O fato da Nova Geração XF 450 ter vencido o 'Green Truck 2023' é uma conquista fantástica e um reconhecimento do trabalho árduo realizado por toda a equipe DAF”, destaca Patrick Dean, membro do Conselho de Administração e Engenheiro Chefe da DAF. “Nossos caminhões da Nova Geração não apenas estabeleceram uma nova referência quando se trata de eficiência de combustível, mas também oferecem segurança líder de mercado e conforto do motorista, tornando-os os melhores caminhões para motorista e proprietário. Com o 'Green Truck Award', a série prova que a DAF também é uma verdadeira líder ambiental”.

Organizado pelas revistas comerciais alemãs “Trucker” e “Verkehrs-Rundschau”, o Prêmio GreenTruck se tornou um campeonato mundial em eficiência de transporte para caminhões destinados as operações de longa distância.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA