Facchini

Randon New R

Preço médio do frete por quilômetro rodado recuou 4,85% em janeiro

Facchini/Divulgação

Queda é reflexo das alterações promovidas pela ANTT na tabela de fretes; entretanto, em relação a janeiro de 2022, prédio médio do frete por km rodado registrou alta

Google News
O primeiro mês de 2023 chegou ao fim com preço médio do frete por quilômetro cotado a R$ 7,07, um recuo de 4,85% no comparativo com o valor de dezembro de 2022. Entretanto, em relação a janeiro de 2022, o preço médio do frete por quilômetro rodado registrou alta de 28% neste ano. A informação é confirmada pelo mais recente levantamento do Índice de Frete Repom (IFR).

Segundo o IFR, a redução é reflexo da junção dos dois reajustes na tabela do piso mínimo do frete rodoviário, anunciados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) logo no início do ano. O primeiro, divulgado no dia 4 de janeiro, com redução de até 3% nos valores; e o segundo, válido a partir do dia 20, com aumentos de 8,35% a 13,19%,


Apesar do cenário de recuo e aumento ocorridos no mesmo mês para a tabela do piso mínimo do frete rodoviário, o resultado final no fechamento de janeiro foi de baixa, combinado também com a queda do preço médio do Diesel S-10 segundo o IPTL, Índice de Preços Ticket Log. Como os valores praticados na tabela de frete consideram reajustes no preço do diesel, para mais ou para menos, a última redução de 8,8% no litro do diesel no repasse às refinarias pela Petrobras, válida desde 8 de fevereiro, deve refletir em mais reduções nos próximos meses”, destaca Vinicios Fernandes, diretor da Repom.

Na análise dos itens que compõem o preço médio do frete, entre eles o combustível, o IFR também apurou que, no primeiro mês de 2023, o percentual de gastos com o abastecimento fechou com fatia de 38,65% na composição, ante 40,45% do acumulado de 2022. Esse recuo tende a ser um reflexo direto da redução no preço do litro do diesel ocorrida nos últimos meses”, conclui Fernandes.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA