Facchini

Transportadora paulistas ofertaram mais de 17 mil vagas para motoristas em 2022

Divulgação

Números fazem parte do relatório “Sondagem do TRC” elaborado pelo IPTC, Para 2023, 51% das empresas projetam novas contratações

Google News
O Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), órgão de pesquisa parceiro do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), divulgou neste mês, o relatório “Sondagem do TRC”, um panorama anual que aborda o desempenho do segmento em 2022 e as expectativas das transportadoras para o ano de 2023.


De acordo com a pesquisa, as transportadoras paulistas ouvidas ofertaram mais de 40 mil postos de trabalho ao longo do último ano, sendo, 42% deles para motoristas, que representam, em números absolutos, 17.928 novos colaboradores. Deste total, 35% se tornaram motoristas próprios e 65% terceiros. Para 2023, 51% das empresas afirmaram que protejam novas contratações, já 20% preferem terceirizar a mão de obra, mas ainda assim contratar profissionais para o segmento.

➡️ Encontre vagas para motoristas em todo o Brasil: CLIQUE AQUI

A mais recente análise do transporte, realizada pelo IPTC, também revela que 81% das empresas apresentaram faturamento positivo no ano passado, com um aumento médio de 16%. Além disso, o aumento do volume transportado foi de 13,1% e a idade média da frota própria teve redução de 0,5 anos, ambos comparados a 2021.


“No último ano, as empresas absorveram a maioria dos aumentos dos custos, sem fazer um repasse. Isso estreita a questão das despesas, o que pode levar a transportadora a comprometer ou a ficar com a saúde financeira prejudicada. Junto a isso, percebemos que em 2022 houve menos contratações, o que mostra que as empresas precisaram segurar alguns processos para continuarem no azul”, destaca Raquel Serini, coordenadora do IPTC.

Já em relação ao valor do frete, menos da metade das transportadoras ouvidas acredita que se manterá estável em 2023 (47%), 25% preferem acreditar que o valor melhorará e 27% preveem uma piora.

Para Raquel, o cenário do valor do frete será mais equilibrado: “Pensando em futuro, acredito que o setor de transporte vai se mostrar ainda mais resiliente e que deve crescer, sim, porém dentro do esperado, sem grandes saltos. Com isso, consequentemente, espera-se um valor do frete mais estável também”.


Por fim, o estudo também revela que 37% dos empresários acreditam que este ano será dentro do esperado. Uma parcela de 33% acredita que será pior e 27% esperam que será melhor do que a expectativa.

A pesquisa Sondagem do TRC é uma ferramenta para servir como parâmetro de análise sobre como o mercado vem se desenvolvendo a cada ano. Com isso, conseguimos entender seu desempenho, observar tendências que o segmento espera para o próximo ano de atuação e ser como uma fonte segura de informação para que os transportadores tomem suas decisões de maneira eficaz e de acordo com o setor”, finaliza a coordenadora.

Ao todo, aproximadamente 100 transportadoras de pequeno, médio e grande porte com diversos perfis de cargas participaram do estudo que foi realizado entre os dias 18 de novembro de 2022 e 14 de janeiro de 2023.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA