Facchini

Bombeiros suíços recebem Scania P 500 com cabine dupla e tração 8x4

Rahel Cathomas/Scania

Cabine para 6 tripulantes, dois eixos direcionais e motor de 500 cv com 2.550 Nm de torque estão entre os diferenciais; exemplar também conta com tanque para 9.000 litros de água

Google News
O Corpo de Bombeiros da cidade suíça de Lausanne, passaram a contar neste mês com um importante e curioso reforço na frota de veículos de combate a incêndios. Trata-se de um Scania P 500 com cabine dupla e tração 8x4.


Adquirido pela Etablissement Cantonal d'Assurance (ECA), empresa responsável pela administração da frota de veículos de resgate e bombeiros da região, o modelo foi configurado para atender com precisão as demandas locais da operação, especialmente no atendimento de ocorrências em rodovias e túneis que cortam a região. 

Além da cabine (Crewcab) com capacidade para seis ocupantes, incluindo o motorista, o Scania P 500 traz consigo um motor de 13 litros, 500 cavalos de potência e 2.550 Nm de torque, combinado com transmissão automatizada Opticruise e freio Retarder. Destaca-se ainda a presença de quatro eixos, sendo, dois direcionais.

Rahel Cathomas/Scania


Do ponto de vista tecnológico, o caminhão exclusivo se destaca pela presença de câmera de ré com tela de 7 polegadas posicionada na cabine, sistema de iluminação 100% em LED e suspensão pneumática integral. 

Produzida pela Feumotech, a carroceria de última geração e 100% em alumínio se destaca a primeira vista pelo amplo número de compartimentos e capacidade para armazenar diferentes tipos de equipamentos e ferramentas. A super estrutura conta ainda com tanque de água com capacidade para 9.000 litros e um tanque de espuma de 200 litros, além de um canhão de água na parte superior. A carroceria também conta com postes retráteis para iluminação do perímetro, escadas rebatíveis e iluminação em LED.

Resultado de uma importante parceria entre a Scania Schweiz AG e a Feumotech AG, o Scania P 500 8x4 já encontra-se em operação nas terras suíças. Outros três exemplares devem ser entregues no decorrer deste ano.

Rahel Cathomas/Scania

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA