Facchini

Scania perde título de caminhão mais potente do mundo para o novo Shacman de 800 cv

360che.com/Reprodução

Novo extrapesado chinês 6x4 conta com 30 cv e 50 Nm de torque a mais que o consagradíssimo Scania V8 de 770 cv; modelo põe fim a disputa entre as montadoras suecas

Google News
Dois anos e dois meses, esse foi o tempo que durou o reinado da Scania como detentora do título de caminhão rodoviário mais potente do mundo, produzido em série. Neste mês de dezembro, a posição de destaque no mercado mundial de caminhões que nos últimos anos foi disputada pelas montadoras suecas, foi conquistada de forma inusitada por uma marca chinesa, mais precisamente a Shacman.


Pertencente a Shaanxi Automobile Group, a montadora revelou ao mercado local o Shacman X6000 800, extrapesado que traz sob a cabine o poderoso motor em linha Weichai WP17H800E68 de 16,6 litros, 800 cavalos de potência e impressionantes 3.750 Nm de torque, ou seja, 30 cavalos e 50 Nm de torque a mais que o consagradíssimo Scania V8 de 770 cv. O poderoso propulsor chinês ainda está combinado com a transmissão automatizada Fast Gear de 16 velocidades. 

Segundo a Shacman, o inédito extrapesado mais potente do mundo já está configurado para atender a norma de emissões chinesa equivalente ao Euro 6. Além disso, o modelo será ofertado inicialmente apenas com configuração 6x4, atendendo assim as operações com cargas mais pesadas. 

O novo gigante chinês não impressiona apenas pela poderosa configuração mecânica. Externamente o Shacman X6000 800 também se destaca pelo visual imponente da cabine teto alto que traz consigo, linhas arrojadas e futurísticas, kit aerodinâmico e sistema de iluminação em LED. 


360che.com/Reprodução

Já a parte interna do novo caminhão mais potente do mundo impressiona pelo acabamento luxuoso e tecnológico. Destaque especial para as duas cores que compõem o interior (caramelo e preto), bancos em couro, volante multifuncional, painel curvo, botão start stop, freio de mão eletrônico, central multimídia touchscreen e painel de instrumentos totalmente digital. 

Revelado pela primeira vez ao mercado neste mês, durante a conferência de divulgação de produtos da Shaanxi Automobile Group, o Shacman X6000 800 já está disponível para encomendas na China e na Rússia. Entretanto, o preço não foi revelado.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA