Facchini

Scania R 660 V8 10x4 XT: Conheça em detalhes o novo rei da mineração brasileira

Lucas Duarte/Portal Caminhões e Carretas

Com capacidade para transportar até 50 toneladas de carga em uma única viagem, novo gigante foi revelado na Fenatran 2022

Google News
As novidades da Scania para 2023 vão muito além do atendimento da nova norma de emissões Proconve P8, popularmente conhecida como Euro 6. Referência quando o assunto é caminhões off-road, a montadora de origem sueca traz para o Brasil novas configurações que prometem ampliar de maneira significativa a produtividade do segmento de mineração, sem abrir mão da economia. 

Durante a 23ª edição da Fenatran, a maior feira de transporte rodoviário de cargas e logística na América Latina, realizada entre os dias 7 e 11 de novembro, a marca revelou ao público uma dessas grandes novidades: O inédito Scania R 660 V8 10x4 XT.


A primeira vista modelo que estreia já se posicionando como o novo rei da mineração brasileira impressiona pelas dimensões. Mas é nos detalhes técnicos que estão os números ainda mais surpreendentes, começando pelo poderoso trem de força, composto por um motor V8 de 660 cv potência e 3.300 Nm de torque, combinado com uma transmissão automatizada de 14 marchas, sendo duas super reduzidas. Destaca-se ainda a presença da impressionante tração 10x4, que inclui três eixos direcionais e dois eixos com cubos redutores. 

A máxima capacidade operacional é assegurada por um Peso Bruto Total Técnico (PBT) de 71 toneladas e uma Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 210 toneladas, que possibilitam o transporte de até 50 toneladas de carga líquida, dependendo da configuração. O novo gigante sueco ainda conta com a possibilidade de receber básculas de até 28 m³.

Já a máxima robustez necessária para encarar as severas condições da mineração é assegurada pelo pacote XT, combinado com cabine R semileito, tanque em aço com capacidade para 395 litros de diesel e pneus 325/95 R24.


O mais novo gigante Scania também não deixa a desejar quando o assunto é segurança. Prova disso é a presença de freio Retarder com 4.100 Nm de torque e potência máxima de 500 kw (679 cv), auxílio de partida em rampa, airbag de volante, airbag de cortina como opcional e possibilidade de receber sistema de câmeras. A partir do segundo semestre de 2023, a gama off-road da marca também contará com EBS.

E para atender com precisão a nova norma de emissões, o Scania R 660 V8 10x4 XT conta com sistema de injeção XPI, sistema de tratamento de gases Twin SCR (dupla injeção de Arla 32), filtro DPF e ASC.

Segundo a Scania, o emprego de caminhões V8 10x4 na mineração é capaz de assegurar a máxima produtividade, maior disponibilidade e melhor performance graças as velocidades médias mais elevadas.

Sua opinião
Na sua opinião, os novos caminhões Scania V8 de 660 cv e tração 10x4 poderão fazer a diferença na mineração brasileira? Responda nos comentários abaixo:


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA