Facchini

Por que imperícia e transporte de cargas não combinam?

PRF/Divulgação

Buonny explica a diferença entre imperícia, imprudência e negligência no trânsito

Google News
A imperícia no trânsito é um dos grandes problemas do transporte de cargas e surge a partir da falta de treinamento ou habilidade dos motoristas para conduzir o veículo e a carga.

Porém, para evitar riscos de acidentes, transportadores e embarcadores podem adotar medidas para prevenir a imperícia em suas frotas.

Mas o que é imperícia?
São considerados atos de imperícia os que são causados por:

· inaptidão;
· ignorância;
· falta de qualificação técnica;
· ausência de conhecimento teórico ou;
· falta de prática para a ação realizada.


Diferença entre imperícia x negligência x imprudência
De acordo com a Buonny, gerenciadora de riscos na área de transporte e logística, os termos nomeados como imprudência, negligência e imperícia consistem em modalidades de culpa, que é a falta de cuidado do motorista, ou seja, quem pratica um ato com falta de observação ou cautela comete ato culposo.

Negligência: é a falta de cuidado e atenção no trânsito e ainda é representada pela omissão em casos nos quais era necessário tomar uma atitude. Por exemplo, quando o dono de um veículo ignora a manutenção regular do veículo e o conduz com pastilhas de freios gastas, pneus “carecas”, podendo causar acidente;

Imprudência: o condutor que age com imprudência no trânsito tem conhecimento do risco e ainda assim comete o ato. Assim, se caracteriza pela precipitação ao tomar atitudes, podendo correr o risco de lesar a terceiros. 

Imperícia: desencadeada pela a ausência de habilidade para executar uma determinada atividade técnica. O motorista assume que deveria conhecer as regras e comportamentos esperados no trânsito, não os leva em consideração, e, mesmo assim, continua a conduta indevida.


Exemplos de imperícia
No dia a dia no trânsito, a falta de habilidade e experiência faz com que muitos condutores não saibam lidar com determinadas situações, a exemplo do tráfego pesado nas estradas.

Nesse cenário, vidas entram em risco, assim como a carga, em razão de imperícias, que podem ser:

· uso de celular ao volante;
· o desrespeito à sinalização de trânsito;
· consumo de bebidas alcoólicas;
· a não utilização de equipamentos de segurança.


5 problemas que a imperícia causa na frota
Caso ocorram sinistros, a transportadora pode ser responsabilizada pelos atos de imperícia de seus condutores.

As penalidades podem ser nas esferas civil e criminal, entre outras consequências.

Confira a seguir 5 problemas que a imperícia pode causar na frota:

Depreciação da frota: atos de imperícia podem causar graves danos para a frota, diminuindo a vida útil dos caminhões. Assim, uma condução irresponsável resulta em prejuízo para a transportadora, como por exemplo, o aumento do consumo de combustível e lubrificantes, bem como nos custos operacionais decorrentes de manutenções e atraso das entregas.

Maior risco de acidentes: estudos comprovam que grande parte dos acidentes no Brasil são provenientes de imperícia, ou seja, relacionados à falha humana, como desatenção dos condutores e o desrespeito à legislação.


Risco de comprometer as cargas: já pensou no prejuízo causado por um acidente de trânsito na estrada envolvendo a carga transportada? Por isso, é preciso estar atento ao risco de tombamentos e, para evitá-los, é preciso garantir que a carga seja carregada e armazenada de maneira adequada e conduzida com total segurança.

Custos elevados: acidentes causados por imperícia podem causar grandes despesas para a transportadora, como é o caso de pagamento de seguros e indenizações. Além dos custos de ter que parar a operação momentaneamente para realizar os reparos. 

Menor produtividade: quando os acidentes acontecem, os veículos precisam passar por reparos e manutenções, desfalcando a frota. Isso leva à queda da produtividade e, consequentemente, atrasos nas entregas.

FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA