Facchini

MWM começa produzir motores MAN Euro 6 para a VW Caminhões e Ônibus

MWM/Divulgação

Motores MAN D08 e MAN D26 Euro VI estão sendo produzidos na fábrica de Santo Amaro (SP); propulsores equipam ônibus, caminhões médios, semipesados e extrapesados VW

Google News
A MWM, fabricante de motores e grupos geradores de energia, e a VW Caminhões e Ônibus, celebraram recentemente o início da produção dos motores MAN D08 e MAN D26 Euro VI. Destinados aos ônibus, caminhões médios, semipesados e extrapesados da VW, os propulsores atendem com precisão a oitava etapa da legislação brasileira de emissões veículos pesados, o Proconve P8.

Neste ano, as empresas renovaram o acordo para a montagem dos motores MAN D08 e D26 nas dependências da MWM. Desde o início da parceria, mais de 215 mil motores MAN D08 e MAN D26 já foram produzidos, sob manufatura da MWM, equipando os veículos comerciais da marca VW que rodam por toda a América Latina e África, também exportados para a Ásia.



Atualmente a MWM é responsável pela usinagem de blocos e cabeçotes, sub-montagem de componentes e montagem e teste de motores completos, gerenciamento de todo o supply chain, suporte à localização de peças e componentes, qualificação de fornecedores, gerenciamento integrado e em tempo real do processo de alterações técnicas, suporte de engenharia de produto para certificação de componentes novos e melhorias contínuas, homologação dos motores junto aos órgãos governamentais, atividades de reduções de custos, obtenção de licenças de operação, disponibilidade e flexibilidade nas instalações fabris

Contando com processos consagrados e tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, como integração de sistemas, Iot, simulações, realidade aumentada / virtual, manufatura aditiva e Cybersecurity, as linhas de montagem dos motores MAN D08 e D26 se concentram no parque fabril da MWM em Santo Amaro, São Paulo.

Trata-se de mais um marco importante dessa parceria de sucesso com a VW Caminhões e Ônibus, que há 41 anos, tanto nos orgulha. Nosso acordo abrange a localização, gestão operacional e manufatura dos motores MAN, incluindo também a participação no consórcio modular em Resende desde o início das operações daquele site. Parcerias exitosas como esta, reafirmam que a MWM permanece na vanguarda da tecnologia, qualidade e performance de entrega”, afirma José Eduardo Luzzi, Presidente & CEO da MWM.


Com equipes altamente capacitadas, reunimos o que há de melhor e mais moderno em tecnologia de processos, filosofia Lean, robustez, qualidade e manufatura. O aperfeiçoamento contínuo dos nossos processos produtivos nos faz referência no desenvolvimento e performance em nossas operações. Para a MWM, cada marco conquistado através da consagrada parceria com a VW Caminhões e Ônibus, é um reconhecimento pelo nível de excelência operacional da MWM e demonstra o comprometimento da empresa em entregar aos nossos clientes produtos com qualidade e alta performance em manufatura. As linhas dos motores MAN D08 e D26 são consideradas o estado da arte dos novos conceitos de manufatura, tecnologia e indústria 4.0”, destaca Michael Andreas Ketterer,Diretor da Unidade de Negócios de Contratos de Manufatura e de Operações e Qualidade da MWM.

Graças à nacionalização conduzida pelo time de Engenharia da VW Caminhões e Ônibus, o coração dos extrapesados VW é brasileiro com o motor MAN D26. A expertise na produção local dos motores MAN D08 de quatro e seis cilindros desde 2012 credenciou o time a assumir o desafio de nacionalizar o motor do maior caminhão VW de todos os tempos e a MWM é nossa grande parceira nessa jornada”, celebra Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA