Facchini

Randon New R

Fenatran 2022: Cummins Meritor exibe soluções para a mobilidade

Cummins/Divulgação
Google News 
Líder na fabricação de eixos e sistemas de drivetrain, a Cummins Meritor exibe na 23ª Fenatran 2022, entre os dias 07 e 11 de novembro, no São Paulo Expo (SP), soluções inovadoras desenvolvidas para atualização e modernização dos veículos do setor.

Após anunciar o novo eixo nacional de simples velocidade MS-18X HD (Heavy Duty) de até 58,5 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC), ampliando portfólio de eixos para transportes rodoviários extrapesados, a Cummins Meritor confirma presença desta versão em seu estande.
 
Esta novidade foi desenvolvida no Brasil para o atendimento regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito, descrita na Resolução 882. Em vigor desde janeiro de 2022, a norma traz novos limites de carga transportada e configurações. Derivado do modelo existente MS-18X, o novo MS-18X HD está em fase de validação e o início de sua fabricação está previsto para meados de 2023.
 
Para Fabio Brandão, diretor de Engenharia e Estratégia da Cummins Meritor, “foi projetado um novo design do sistema do diferencial do eixo por meio de novas engrenagens e conjunto de rolamentos para proporcionar maior confiabilidade nas aplicações”.
 
As inovações desenvolvidas resultaram em um aumento de 11% na capacidade de carga transportada em comparação com o eixo MS-18X. Vale acrescentar que as melhorias desenvolvidas e implementadas deste novo design são intercambiáveis com o modelo base, ou seja, não geram impacto com a interface de suspensão do veículo.
 

MT-160 EVO Detachable - O eixo traseiro de simples redução que contempla a versão 6x4 para até 80t da Cummins Meritor está disponível para aplicações em caminhões rodoviários, graneleiros, madeireiros, canavieiros, construção e coleta de lixo. Evolução de seu antecessor, o MT-160 EVO Detachable apresenta uma redução de até 22 kg no peso total e uma nova caixa satélite com melhor fluxo de lubrificação no eixo posterior.
 
Nesta Fenatran 2022, o eixo na versão tandem será apresentado juntamente com a tecnologia Detachable, sistema capaz de alterar a configuração do veículo, quando descarregado, de 6x4 para 4x2. A solução inovadora da companhia foi desenvolvida para frotas que buscam melhorar as operações, reduzir custos de combustível e elevar a capacidade de carga útil. O Detachable pode desacoplar o segundo eixo trativo direcionando o torque 100% ao primeiro eixo trativo, oferecendo a opção de suspender ou não o eixo desacoplado, de acordo com o modelo de suspensão do veículo, minimizando custos de viagens.
 

Auto DCDL - Tecnologia exclusiva e patenteada da Cummins Meritor que possibilita o bloqueio automático do diferencial e pode ser instalada em qualquer eixo da marca que atualmente conta com o sistema mecânico de bloqueio de diferenciais. Desenvolvida no Brasil, o Auto-DCDL é uma unidade de controle eletrônica acoplada no próprio diferencial, sem a necessidade de adaptação ao sistema de controle do veículo.
 
Com o Auto-DCDL, a decisão de bloquear e desbloquear o diferencial é automatizada. O uso do sistema eletrônico é capaz de realizar essa operação automaticamente, ou seja, a inteligência do próprio sistema vai definir o momento de travar ou não as rodas, de acordo com a situação de condução e condições do terreno, sem a interferência do motorista.

FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA