IVECO e Hyundai apresentam primeira Daily movida a hidrogênio

IVECO/Divulgação

Com PBT de 7,2 toneladas, modelo é equipado com célula de combustível de hidrogênio de 90 kW, motor elétrico de 140 kW, seis tanques no chassi e autonomia para até 350 km

Google News
Presentes na IAA Transportation 2022, maior evento de veículos comerciais do mundo e que acontece nesta semana em Hannover, Alemanha, a Iveco Group (MI: IVG) e a Hyundai Motor Company, revelaram ao mercado europeu o eDAILY Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), primeiro veículo elétrico da linha equipado com célula de combustível. A novidade é um mais um passo de ambas empresas em direção ao cumprimento das ambiciosas metas de sustentabilidade que buscam acelerar a transição para zero carbono líquido.

O protótipo totalmente funcional apresentado ao público conta com um sistema de célula de combustível de hidrogênio de 90 kW desenvolvido pela Hyundai, um motor elétrico de 140 kW e uma bateria da FPT Industrial, a marca de powertrain do Iveco Group. Ao longo do chassi, seis tanques com uma capacidade combinada de armazenamento de 12 kg de hidrogênio, asseguram uma autonomia para até 350 km, confirmada em testes operacionais realizados no continente europeu. Além disso, o modelo poderá ser abastecido em apenas 15 minutos.


Contando com um Peso Bruto Total (PBT) de 7,2 toneladas e uma capacidade de carga útil máxima de 3 toneladas, o inédito IVECO eDAILY FCEV promete se consagrar no mercado uma opção ideal para operações de entregas que exigem autonomias elevadas, sem abrir mão da máxima capacidade de carga.

Após o recente anúncio de que a IVECO BUS equipará seus futuros ônibus movidos a hidrogênio com nossas células de combustível. O eDAILY movido a hidrogênio é outro exemplo concreto do que podemos realizar trabalhando juntos para acelerar a transição para a neutralidade de carbono”, comentou Martin Zeilinger, Chefe da Unidade Técnica de Desenvolvimento de Veículos Comerciais da Hyundai Motor Company. “A parceria entre as duas empresas tem se mostrado muito bem sucedida e esperamos maiores resultados nos próximos anos”, completou.


No dia em que anunciamos que nosso projeto eDAILY elétrico a bateria se tornou realidade, estamos entusiasmados em apresentar o primeiro eDAILY movido a hidrogênio ao mundo. Com base neste protótipo, pretendemos lançar uma pequena série de unidades FCEV para teste com clientes selecionados até o final do próximo ano”, disse Marco Liccardo, Diretor de Tecnologia e Digital do Iveco Group. “Este marco emocionante em nossa jornada de sustentabilidade é o resultado da colaboração bem-sucedida entre o Iveco Group e a Hyundai Motor Company e mostra como podemos alcançar resultados tangíveis em um curto espaço de tempo, combinando nossos pontos fortes”, finaliza.

Com o slogan “Engineered by Iveco Group, powered by Hyundai”, o inédito eDAILY FCEV é mais um importante resultado da cooperação mutuamente benéfica entre as empresas, que inclusive, já estudam novas opções de colaboração, desde produtos de venda cruzada em regiões selecionadas do mundo até desenvolvimentos conjuntos em automação e conectividade de veículos. Além disso, a Hyundai também está considerando as possibilidade de estabelecer uma parceria com a FPT Industrial para o fornecimento de powertrains convencionais para a próxima geração de veículos comerciais. 


Postar um comentário

0 Comentários