Facchini

Randon New R

IAA Transportation 2022: Continental Pneus apresenta soluções para o transporte sustentável

Continental/Divulgação
Google News 
A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, apresenta na IAA Transportation 2022 em Hanover, na Alemanha, uma gama de soluções de pneus altamente inovadoras focadas em melhorar a sustentabilidade do transporte de passageiros e de mercadorias em curtas e longas distâncias. Os lançamentos apresentados ainda não têm data para chegada no mercado brasileiro, mas estão alinhados com o plano da Continental no país para o futuro.

É o caso do Conti Urban, um pneu conceito especialmente projetado para o tráfego de ônibus elétricos e veículos de entrega do futuro. A participação de matéria-prima renovável e reciclada nesse protótipo - que já está aprovado para uso rodoviário e poderá em breve entrar em fase de testes com os clientes - é de quase 50%. Sua banda de rodagem contém 68% de materiais renováveis, incluindo óleo de colza e sílica obtida da cinza da casca de arroz.


Até 2050, queremos usar 100% de materiais produzidos de forma sustentável em todos os nossos pneus e alcançar total neutralidade climática em toda a nossa cadeia de valor”, destaca Klaus Kreipe, que dirige o negócio de equipamentos originais da Continental Pneus na Europa, Oriente Médio e África (EMEA).

Outro destaque que a Continental apresenta no IAA Transportation 2022 é um protótipo de pneu para um trailer especial com eixo de tração elétrico - um segmento totalmente novo, desenvolvido em parceria com a Trailer Dynamics e que entrega ao motorista maior tração e quilometragem.

Especialmente projetado para caminhões híbridos, esse protótipo é baseado no Conti EcoPlus HT3+ na dimensão 355/50 R 22.5. Ele já está aprovado para uso rodoviário e está sendo testado em colaboração com a Trailer Dynamics.


Os visitantes da IAA Transportation 2022 também poderão conhecer o Conti EfficientPro Gen 3+, a versão nova e melhorada do pneu de longa distância da Continental para o segmento de equipamento original. O foco do desenvolvimento foi minimizar a resistência ao rolamento e, por sua vez, o consumo de combustível e as emissões de CO2 geradas durante o transporte de mercadorias. Em comparação com o modelo anterior, a resistência ao rolamento do Conti EfficientPro Gen 3+ para o eixo de direção e tração na dimensão 315/70R22,5 é cerca de 9% menor. Na dimensão 385/55R22.5, que é projetada para o eixo de direção, o pneu oferece cerca de 7% menos resistência ao rolamento em comparação com o seu antecessor.

Essas melhorias foram alcançadas graças ao emprego de novos compostos de borracha e pela modificação na estrutura do pneu de forma a reduzir a deformação na área de contato da banda de rodagem e, desta forma, a resistência ao rolamento. O objetivo é que os clientes possam reduzir ainda mais o consumo de combustível e, por sua vez, as emissões de CO2 de suas frotas.

FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA