Facchini

Carretas Randon com eixo elétrico passam por novos testes

Márcio Campos/Randon

Modelo Frigorífico da linha Hybrid R já circula em rotas pelo Sul e Sudeste do país; tecnologia é capaz de entregar uma redução de mais de 20% no consumo de diesel

Google News
As Empresas Randon iniciaram neste mês, uma nova etapa do desenvolvimento do inovador sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys, tecnologia popularmente conhecida como eixo elétrico. Um modelo Frigorífico da linha Hybrid R, da Randon Implementos, equipado com a tecnologia pioneira liderada pela Suspensys, encara agora uma nova fase de testes de campo com empresas parceiras, desta vez por meio da frota da Transportadora Taborda.

De acordo com a companhia gaúcha, nesta etapa, as equipes de engenharia e pesquisa monitoram o comportamento do produto em operações reais pelas estradas do Sul e Sudeste do país, através do transporte de cargas entre unidades da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo. Dentre os dados coletados está a redução de consumo de combustível alcançado pelo uso do sistema de tração elétrico no semirreboque.


Inovador e sustentável, o e-Sys se consagra como um sistema de tração auxiliar elétrico desenvolvido de forma exclusiva pelas Empresas Randon, em uma parceria entre Suspensys, Centro Tecnológico Randon (CTR) e Instituto Hercílio Randon (IHR). A tecnologia que atua como um sistema auxiliar de recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem, garante tração extra em trechos de aclives e durante ultrapassagens.

Ainda segundo as Empresas Randon, dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada percorrida, a tecnologia pode entregar uma economia de combustível de até 25%, além de proporcionar um menor desgaste dos componentes e contribuir para uma menor geração de resíduos e menor emissão de gases poluentes.

Adriano Moreira Krul/Randon

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA