Facchini

IVECO lança escola para qualificação profissional em Sete Lagoas

IVECO/Divulgação

Inauguração da Escola IVECO contou com a presença de alunas de uma turma 100% feminina; iniciativa é resultado de uma parceria com a Fiemg e o Senai-MG

Google News
Ciente da importância do desenvolvimento de pessoas, da educação e da formação de qualidade no caminho para o sucesso profissional, a IVECO – marca do Iveco Group, segue investindo no desenvolvimento do município de Sete Lagoas (MG), região em que está presente desde 1997. Na última quinta-feira (25), a montadora apresentou a Escola IVECO, iniciativa concretizada em parceira com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai-MG), com o apoio da Prefeitura de Sete Lagoas.


Tendo como objetivo principal ofertar formação profissional na região, contribuindo para potencializar o conhecimento e promover o crescimento da comunidade, a inauguração da iniciativa contou com a presença de alunas de uma turma 100% feminina.

A qualificação e preparação dos alunos para o concorrido mercado de trabalho se dará por meio de dos cursos oferecidos, que incluem formação para a execução de atividades industriais específicas e treinamentos em comportamentos e habilidades humanas, como capacidade de relacionamento e trabalho integrado. A previsão da Escola IVECO é de que somente neste ano, 500 alunos sejam formados, podendo chegar até 1.000 por ano. 


"Temos consciência do nosso papel como empresa e, igualmente, da responsabilidade que nos cabe enquanto cidadãos. Exatamente por isso, assumimos nosso compromisso com a sociedade, por meio dos nossos negócios e das tecnologias que desenvolvemos e aplicamos em nossos produtos e serviços, e também da missão de contribuir, todos os dias, para a evolução das pessoas", afirmou Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Por meio de treinamentos, aIVECO também irá atuar no aperfeiçoamento do trabalho executado pelo próprio time e pela rede de concessionários, qualificando, de ponta a ponta, o serviço prestado ao cliente. "Em breve, levaremos mais formação e qualificação da nossa rede de concessionários, com novos cursos que irão moldar o profissional do futuro. Assim, atuaremos lapidando técnicos e executivos capazes de atender nossos clientes para os quais reservamos todo o nosso foco, com a introdução de novas tecnologias e métodos. Com isso, vamos ligar toda a cadeia de produção à assistência técnica, com cada vez mais oferta de cursos e treinamentos", acrescentou Querichelli.


O executivo também reforçou a parceria de sucesso construída com a Fiemg/Senai-MG e o trabalho em conjunto realizado com a Prefeitura de Sete Lagoas. "Temos um carinho e um comprometimento especiais com Sete Lagoas, onde está localizado o maior complexo industrial da IVECO no mundo. Estamos aqui há mais de duas décadas, construindo uma história de muito sucesso, a exemplo do programa Próximo Passo, que leva ações de fomento à cultura, desenvolvimento territorial e do capital social, formação humana e qualidade de vida à comunidade Cidade de Deus, e, hoje, escrevemos mais um capítulo dela", acrescentou.

Para Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a iniciativa é fundamental para o incremento à atividade econômica do Estado. "O cenário nacional, no que tange à mão de obra qualificada, é desafiador. Há escassez de profissionais habilitados nas mais diversas áreas e isso impacta diretamente nas operações das indústrias e empresas. Iniciativas como a Escola IVECO, que conta com a expertise do Senai, maior rede de educação profissional da América Latina, contribuem para prover mão de obra qualificada cada vez mais necessária, ajudando a impulsionar o mercado e fomentando o crescimento que desejamos e trabalhos para construir".


Os profissionais inscritos nos cursos e formados pela Escola IVECO estarão capacitados para integrar o banco de talentos da montadora, de outras empresas da região e para ingressar no mercado de trabalho formal. As aulas teóricas da instituição são realizadas virtualmente e as formações técnicas na sede do Senai-MG em Sete Lagoas.

Já Duílio Faria, prefeito de Sete Lagoas, comemorou a iniciativa, enfatizando a importância da parceria entre o município e a montadora. "Há 25 anos, a IVECO contribui com a economia da nossa cidade, diversificando as atividades e incrementando a receita do município. Tenho certeza de que a Escola IVECO será só mais uma dentre muitas iniciativas que fortalecerão o mercado de trabalho da região", pontuou.

IVECO/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA