Facchini

Governo Britânico planeja autorizar motoristas de carros a dirigirem caminhões sem a troca da habilitação

MAN Truck & Bus/Divulgação

Após o início da pandemia e saída da União Europeia, Reino Unido passou a enfrentar uma falta de cerca de 70.000 motoristas; mudança na legislação será tema de consulta pública

Google News
A crescente falta de caminhoneiros segue sendo um gigantesco desafio econômico para o Reino Unido. Dados recentes da Confederação de Recrutamento e Emprego do Reino Unido (REC), revelam que após o início da pandemia e o Brexit (saída da União Europeia, a região passou a sofrer com um déficit de cerca de 70.000 profissionais, número que segue aumentando.



Iniciativas como aumentos salariais, concessão de vistos temporários de trabalho para caminhoneiros estrangeiros, investimentos em escolas de formação de motoristas e treinamentos de militares para o exercício da profissão de caminhoneiros, não reverteram a escassez de mão de obra. 



Agora, o Governo Britânico planeja uma inusitada mudança na legislação trânsito para reverter a crescente falta de caminhoneiros. De acordo com o secretário de transportes, Grant Shapps, o governo inglês planeja autorizar motoristas de automóveis a conduzirem veículos com Peso Bruto Total (PBT) superior a 3,5 toneladas, ou seja, veículos de carga, sem a necessidade de troca da habilitação. 

"Foi sugerido que agora que o Reino Unido deixou a União Europeia, podemos permitir que todos os motoristas de carro – não apenas aqueles que passaram no teste antes de 1º de janeiro de 1997 – tenham o direito de dirigir esses veículos maiores sem a necessidade de um teste adicional", explica Shapps. "Mudanças nas categorias de licenciamento potencialmente criariam um grupo maior de motoristas. Estou muito feliz em explorar essa ideia e como isso pode funcionar na realidade", completa.


A mudança na legislação de trânsito britânica será tema de uma consulta pública, portanto, não há garantias de que a mudança na legislação será coloca em prática de fato.

Para a REC, a escassez de motoristas vai além das questões relacionadas às categorias de habilitação, estando ligada as condições de trabalho, remuneração e interesse dos mais jovens, entre outros fatores.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA