Facchini

Randon Implementos lança nova geração de Graneleiros New R

Redução de peso significativa é assegurada pelo emprego de alumínio na estrutura dos novos semirreboques Graneleiros Randon New R - Foto: Pedro Tesch/Randon

Novo sistema de iluminação, novo para-choque traseiro e redução de até 1.200 kg na tara, estão entre as principais novidades da nova linha Graneleira

Google News
Cumprindo com o prometido, a Randon Implementos revelou ao mercado brasileiro nesta semana, o primeiro grande lançamento de uma nova geração de implementos rodoviários batizada de New R. Trata-se nova Linha Graneleira que estreia trazendo consigo uma série de inovações e tecnologias que priorizam a modularidade, a eletromobilidade, a inteligência embarcada e a sustentabilidade.

O graneleiro é o primeiro produto a carregar a transformação representada pela Linha New R. Mais uma vez, a companhia se coloca à frente ao desenvolver um produto com soluções que beneficiam o transporte no quesito de economia de tempo e recursos e aumento de desempenho, mas também levando em conta a sustentabilidade. A Linha New R, agora representada no novo graneleiro, faz o movimento em direção ao futuro”, afirma o diretor-superintendente da Divisão Montadora das Empresas Randon, Sandro Trentin. 


Um dos principais destaques da nova geração de semirreboques graneleiros é a significativa redução de peso, característica que se traduz em aumento de capacidade de carga líquida, sendo, de 800 kg em semirreboques LS e de mais de 1.200 kg nos rodotrens.

A redução significativa na tara do implemento é resultado da combinação de uma série de melhorias em itens de série e opcionais, além da introdução de novas tecnologias. Destaque para a presença do painel Ecoplate 3. Ainda mais leve, a novidade é resultado da união entre a durabilidade do plástico e a resistência do alumínio, sem a necessidade de pintura, características que asseguram uma redução dos impactos ambientais e maior resistência da caixa de carga.

Contando com perfis de alumínio na estrutura e sem soldas, as tampas da inédita linha graneleira também estão mais leves. Além disso, o assoalho dos semirreboques também passa a contar com alumínio de alta resistência e novas bocas de escoamento poliméricas, tornando o implemento ainda mais leve e otimizando o tempo de escoamento da carga. Destaca-se ainda a presença de novas borrachas de isolamento garantem excelente vedação da caixa de carga, resultando em menor perda de grãos para o transportador.

Marcio Campos/Randon


A presença de Smart composites também é uma realidade nos novos Graneleiros Randon New R, como por exemplo, nos elementos de fixação dos acessórios do produto, como o semi-varão, agora 65% mais leve quando comparado ao modelo anterior produzido em aço. 

Em total conformidade com a Resolução CONTRAN Nº 667/17, que entrará em vigor a partir de 2024, os novos Graneleiros Randon New R também passam a contar com um novo sistema de iluminação, otimizado com maior quantidade de leds em todas as funções.

A parte traseira dos novos Graneleiros Randon também contam com uma série de novidades. Destaque para o novo formato do módulo traseiro, resultado da combinação da sofisticação com um design moderno. A traseira ainda é complementada por um novo projeto de para-choque, produzido em perfil tubular, sem solda nas colunas, com sistema de travamento automático e molas que garantem menor nível de ruído. O novo para-choque também possui geometria que protege o adesivo refletivo, evitando a degradação do item obrigatório de segurança.

João de Oliveira/Randon
Segundo a Randon, os novos Graneleiros já saem de fábrica preparados para receberem o eixo de tração auxiliar elétrico e-Sys, desenvolvido de forma exclusiva pelas Empresas Randon e que pode gerar até 20% de economia de combustível, menor desgaste dos componentes e uma redução significativa na geração de resíduos e emissão de gases.

A lista de atributos da nova geração ainda é completada pela eletrônica embarcada. Destaque para a  Randon Smart, uma plataforma própria com sistemas de telemetria e sensoriamento que geram dados para controle e gestão da frota, combinados com a contratação de serviço de manutenção preventiva por meio da Rede de Distribuidores Randon.


O pré-lançamento do Graneleiro New R ocorreu nos dias 11 e 12 de julho, em evento na Serra Gaúcha. Agora a implementadora segue com a apresentação nacional em uma série de regionais pelo país, ainda neste mês.  

Ficha técnica (principal configuração)
Rodotrem Graneleiro: 9,47 x 9,47m
Capacidade volumétrica: 83,4 m³
Peso: 13.900kg – Versão Light
PBTC: 74 ton


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA