Facchini

GOLPE: ANTT alerta para falsas cobranças para recadastramento no RNTRC

ANTT não realiza contato por meio telefônico ou WhatsApp para recadastramento de transportadores - Foto: Divulgação

Por meio de contatos telefônicos e Whatsapp, golpistas estão se passando pela Agência e exigindo o pagamento de R$ 1 mil para renovação do RNTRC

Google News
Caminhoneiros autônomos, transportadoras, cooperativas e associações do transporte rodoviário de cargas devem ficar atentos às falsas cobranças para renovação do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) que vem sendo feitas por golpistas. O alerta foi dado pela própria Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).


Segundo a Agência, golpistas estão se passando por funcionários do órgão e realizando contatos por meio telefônico e WhatsApp para recadastramento de transportadores exigindo o pagamento de R$ 1 mil, valor que já estaria prestes a vencer, para efetivação da renovação do registro. 

Por meio de um comunicado oficial, a ANTT ressaltou que não realiza contato por meio telefônico ou WhatsApp para recadastramento de transportadores. Portanto, qualquer prática desta natureza trata-se única e exclusivamente de uma tentativa de golpe


Vale lembrar ainda que a própria Agência, por meio da Resolução nº 5.982/2022, publicada em 24 de junho deste ano, acabou com a necessidade de de atualização manual do registro a cada cinco anos. Com isso, o RNTRC passa a ter validade indeterminada. A medida entrará em vigor para os já cadastros a partir de 1º de setembro. Já para aqueles que se cadastrarem, a validade por tempo indeterminado já será aplicada. 


Como se inscrever gratuitamente no RNTRC
De acordo com a ANTT, a inscrição no RNTRC é gratuita, e pode ser realizada pelo próprio transportador, diretamente no portal do RNTRC Digital: https://rntrcdigital.antt.gov.br/.


Apenas entidades conveniadas podem cobrar pela inscrição
A ANTT também ressalta que apenas as entidades conveniadas podem, ao seu critério, realizarem cobranças de valores pela prestação de serviços de inscrição no RNTRC de seus filiados ou representados. A lista de conveniadas está disponível em: https://portal.antt.gov.br/rntrc

Caso os transportadores identifiquem, por parte de alguma entidade conveniada, qualquer espécie de cobrança abusiva, devem entrar em contato com a ANTT para denúncia, pelos canais da Ouvidoria (61) 99688-4306 (Whatsapp), pelo serviço de telefone 166 ou pelo e-mail: ouvidoria@antt.gov.br.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA