Facchini

Compagas e NEOgás iniciam operação com caminhão movido a gás no Paraná

Compagas/Divulgação

Scania R 410 será empregado em caráter experimental no transporte da versão comprimida do combustível, para abastecer municípios distantes do gasoduto

Google News
A Compagas e a operadora logística NEOgás encerraram o mês de maio dando um importante passo em direção a ampliação da sustentabilidade das operações. Na última semana do mês, as empresas iniciaram testes operacionais com caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) no transporte do gás natural comprimido (GNC) para atendimento ao consumidor final. Com a iniciativa, o Paraná se torna o primeiro Estado no Sul do País a ter o ciclo de fornecimento de gás natural por via terrestre inteiramente formatado a partir da cadeia do gás.

“Com o projeto, vamos demonstrar uma solução mais sustentável e competitiva para interiorizar o abastecimento de gás natural no Paraná, que poderá ser toda realizada a partir da cadeia do gás natural. Queremos também apresentar aos usuários, transportadoras e empresários do segmento de transportes pesados, a viabilidade do uso do gás como um combustível mais eficiente e mais sustentável que o diesel, podendo ser aplicado a cargas pesadas e para maiores deslocamentos”, destaca o Diretor Técnico-Comercial da Compagas, Rafael Longo.


Ao longo do projeto piloto que tem duração inicial prevista de 30 dias, o gás natural distribuído pela Compagas será comprimido pela NEOgás na estação de Ponta Grossa (PR); em seguida, um Scania R 410 6x2 100% movido a gás será responsável pelo transporte diário em uma rota de 130 km até o município de Arapoti (PR), para abastecer a indústria BO Paper, que utiliza o gás natural comprimido (GNC) em uma série de aplicações na indústria papeleira. “Esta solução permite interiorizar o uso do gás natural, abastecendo cidades e regiões do Estado não atendidas pela rede de distribuição, como é o caso de Arapoti, beneficiando a economia local e levando o desenvolvimento”, completa Longo. 

Parceira da Compagas e responsável pelo transporte de GNC para a BO Paper, a NEOgás terá como objetivo central medir o desempenho do caminhão no trajeto diário, avaliando indicadores como rendimento e potência do veículo, além das emissões de gases de efeito estufa. “Entendemos que temos a frente um grande avanço para o transporte de cargas no país, e nós queremos comprovar que é possível aliar redução de emissões, descarbonização do ambiente e sustentabilidade com redução de custos”, diz o Diretor de Vendas e Operações da NEOgás, Ricardo Neumayer.


Diesel x GNV
Segundo o diretor da Compagas, Rafael Longo, o gás natural é um combustível mais eficiente e menos poluente que o diesel [comumente utilizado em ônibus e caminhões], características fundamentais quando se fala em sustentabilidade nas operações.

Quando comparado ao diesel, estimativas revelam que o gás natural é capaz de reduzir em até 23% a emissão de CO2 (dióxido de carbono), já o biometano, que também pode ser utilizado como combustível para veículos pesados, pode alcançar uma redução próxima a 85%. Outra importante vantagem do abastecimento com esses combustíveis está na melhor qualidade do ar. Prova disso é a redução de 90% nas emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) e de 85% de material particulado. “Os efeitos do uso destes combustíveis mais limpos podem ser observados no curto prazo, com a colaboração para a redução de doenças cardiovasculares e para a perda da produtividade causada por esses poluentes, impactando positivamente a saúde pública e o meio ambiente”, destaca Longo.


Nesse sentido, para as empresas que possuem metas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), substituir as frotas de caminhões movidos a diesel para veículos abastecidos com gás natural pode ser um grande aliado para cumprir com os planos de sustentabilidade traçados, indo ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e também com as metas definidas pelos países na última COP26.

Compagas/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA