Facchini

Auto Viação Transcap investe na recapagem e reduz em mais de 34% os custos com pneus

Continental/Divulgação

Especializada no transporte coletivo urbano de passageiros, empresa consome mensalmente cerca de 70 pneus novos e 120 recapados

Google News
Com uma frota de 360 veículos dedicada ao transporte coletivo urbano de passageiros nas zonas oeste e sul da cidade de São Paulo, a Auto Viação Transcap tem nos pneus seu quarto maior custo operacional. Consumindo mensalmente cerca de 70 pneus novos e 120 recapados, a Viação vem dedicando uma atenção especial no momento da escolha e compra, devido ao alto investimento necessário.

“Nossa operação demanda pneus capazes de entregar um alto rendimento quilométrico em meio ao anda e para constante, que suportem os desafios diários de transitar em vias esburacadas, bem como a superlotação nos horários de pico”, destaca Valter Bispo, diretor de compras e aquisição da Transcap, que tem apostado nos atributos de robustez e quilometragem superior oferecidos pelos pneus e pelas bandas de rodagem ContiTread™ ContiGol e LSU 1, da Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã. O ContiGol foi especialmente desenvolvido para ônibus urbanos e o LSU1 projetado para o uso urbano por veículos como micro-ônibus e caminhões leves.


O emprego das bandas de rodagem ContiTread™ nas reformas de pneus, garantiu uma redução expressiva no custo por km na frota da empresa. No LSU 1, a redução foi de 39% e, no ContiGol, a redução no custo total na vida do pneu após a reforma chegou a 34,5%. 

“O grande diferencial do projeto de recapagem oferecido pela Continental é a manutenção no pneu recapado do mesmo desenho da banda de rodagem original, assim como o emprego de suas tecnologias de performance. Com isso, ele mantém na sobrevida as mesmas características que nos levaram a adquiri-lo em sua primeira vida útil”, explica Valter Bispo.

Segundo a Continental, o pneu reformado oferece rendimento quilométrico semelhante ao pneu novo, a um valor 50% inferior, o que significa uma redução de 57% no custo/km para o setor de transporte, por exemplo. A fabricante também destaca que se trata de uma atividade não poluidora e que seus resíduos sólidos são reciclados por outros segmentos. Além disso, a recapagem oferece total segurança ao condutor do veículo, pois a carcaça do pneu é projetada por seus fabricantes de forma a suportar diversas sobrevidas.


“Nossas bandas não apenas fazem com que o pneu recapado pareça novo, mas que também rode como um pneu novo, reduzindo os custos operacionais, o que é um importante diferencial para as frotas”, explica Thais Oliveira, diretora de vendas de pneus de carga da Continental para a região Mercosul.

E, para garantir que a carcaça possa receber múltiplas recapagens, a Continental lembra ainda que, é de extrema importância manter a calibragem dos pneus em dia, realizar o rodízio e o alinhamento para evitar o desgaste irregular e respeitar a capacidade de carga do veículo.

Continental/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA