Facchini

Randon New R

Falta de motoristas nos Estados Unidos abre oportunidades para caminhoneiros brasileiros

TEC Equipment

Vistos de trabalho para caminhoneiros pode ser obtido de duas formas; Falta de motoristas deve chegar a 100.000 até 2023

Google News
A crescente falta de motoristas segue sendo um dos principais desafios enfrentados pelo transporte rodoviário de cargas nos Estados Unidos. Dados recentes da American Trucking Association (ATA), revelam que a defasagem é de 60 mil profissionais no País e este número deverá aumentar para 100 mil até 2023. 

A escassez de profissionais no país norte-americano tem se transformado em oportunidade para motoristas estrangeiros, incluindo brasileiros, uma vez que diversas empresas transportadoras e de logística passaram a procurar e apostar na mão-de-obra de imigrantes. Por conta disso, o governo norte-americano tem facilitado o visto de motoristas profissionais estrangeiros.


De acordo com Leonardo Freitas, especialista em imigração e CEO da HAYMAN-WOODWARD, consultoria especializada em mobilidade global, por conta da crescente demanda está mais fácil conseguir o visto para trabalhar no país. “Os Estados Unidos estão concedendo mais vistos e abrindo mais oportunidades para estrangeiros trabalharem e se legalizarem de forma mais rápida, utilizando várias categorias de vistos como EB2-NIW, H2B, H1B, J1, entre outros”, afirma. O especialista também reforça que a melhor maneira de começar uma carreira internacional é fazendo uma consultoria com empresas especializadas em internacionalização.


Ainda segundo Leonardo, atualmente o processo para pedido do Green Card pode ser realizado de duas maneiras. “É importante que o caminhoneiro tenha a ideia de vir empreender com o seu próprio caminhão nos Estados Unidos e assim facilitando um visto definitivo para ele e sua família, como empreendedor na área específica de atuação. Existem também outros caminhos para conseguir o Green Card, tendo um sponsor, um patrocinador do visto dando oportunidade para os caminhoneiros estarem empregados para uma determinada empresa, que estaria sendo a fornecedora do visto. Nesse caso, o interessado faz o contrato de trabalho com a empresa e então é feita a petição, que leva de 8 a 18 meses para ser aprovada”, destaca.

O especialista lembra ainda que as condições de trabalho para os caminhoneiros nos Estados Unidos são muito melhores do que no Brasil. “O país oferece mais segurança e, além disso, o profissional brasileiro, nos Estados Unidos, pode ter mais versatilidade e sucesso na sua carreira, pois as condições de trabalho seriam mais fáceis e com menos risco de acidentes”, complementa.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA