![]() |
TEC Equipment |
Vistos de trabalho para caminhoneiros pode ser obtido de duas formas; Falta de motoristas deve chegar a 100.000 até 2023
A crescente falta de motoristas segue sendo um dos principais desafios enfrentados pelo transporte rodoviário de cargas nos Estados Unidos. Dados recentes da American Trucking Association (ATA), revelam que a defasagem é de 60 mil profissionais no País e este número deverá aumentar para 100 mil até 2023.
A escassez de profissionais no país norte-americano tem se transformado em oportunidade para motoristas estrangeiros, incluindo brasileiros, uma vez que diversas empresas transportadoras e de logística passaram a procurar e apostar na mão-de-obra de imigrantes. Por conta disso, o governo norte-americano tem facilitado o visto de motoristas profissionais estrangeiros.
De acordo com Leonardo Freitas, especialista em imigração e CEO da HAYMAN-WOODWARD, consultoria especializada em mobilidade global, por conta da crescente demanda está mais fácil conseguir o visto para trabalhar no país. “Os Estados Unidos estão concedendo mais vistos e abrindo mais oportunidades para estrangeiros trabalharem e se legalizarem de forma mais rápida, utilizando várias categorias de vistos como EB2-NIW, H2B, H1B, J1, entre outros”, afirma. O especialista também reforça que a melhor maneira de começar uma carreira internacional é fazendo uma consultoria com empresas especializadas em internacionalização.
Ainda segundo Leonardo, atualmente o processo para pedido do Green Card pode ser realizado de duas maneiras. “É importante que o caminhoneiro tenha a ideia de vir empreender com o seu próprio caminhão nos Estados Unidos e assim facilitando um visto definitivo para ele e sua família, como empreendedor na área específica de atuação. Existem também outros caminhos para conseguir o Green Card, tendo um sponsor, um patrocinador do visto dando oportunidade para os caminhoneiros estarem empregados para uma determinada empresa, que estaria sendo a fornecedora do visto. Nesse caso, o interessado faz o contrato de trabalho com a empresa e então é feita a petição, que leva de 8 a 18 meses para ser aprovada”, destaca.
O especialista lembra ainda que as condições de trabalho para os caminhoneiros nos Estados Unidos são muito melhores do que no Brasil. “O país oferece mais segurança e, além disso, o profissional brasileiro, nos Estados Unidos, pode ter mais versatilidade e sucesso na sua carreira, pois as condições de trabalho seriam mais fáceis e com menos risco de acidentes”, complementa.
Sempre vimos reportagens como essa. Não falta quem queira ir. Falta um pouco mais de clareza. Contatos; custos; como ir com a família; meios; exigências do país de destino... Para iniciar o processo... Eu estou disposto. Não só isso; sempre quis. Mas, não sei como. Poderiam colocar mais informações?
ResponderExcluirMuito difícil conseguir um visto específico pra trabalho como motorista, pra mim a forma mais concreta é entrar no país trabalhar um tempo em outra função e conseguir o Green Card, fazer a CDL e ai amigos é só fazer oque já fazemos aqui no Brasil, trabalhar firme.
ResponderExcluir100 comentários
ResponderExcluirEu queria ir trabalhar como motorista nós Estados Unidos
ResponderExcluirSem inglês ou espanhol, essas oportunidades são uma quimera.
ResponderExcluirDonde se pueden contactar, Teléfono o un correo para las vacantes de Motorista de Carreta en EEUU, reuno los requisitos y estoy interesado.
ResponderExcluirQual a forma mais fácil de trabalhar de motorista de caminhão nos EUA?
ResponderExcluirVisto EB3, pela oferta de trabalho, recrutadora visa solution, já levou muitos caminhoneiros europeus e Brasileiros para EUA
ResponderExcluirSe é tão bom, porque existem tantos caminhões parados e tanta oferta de emprego no setor?
ResponderExcluir.e engana que eu gosto.
Vale informar aos pretendentes de visto para motorista profissional nos Estados unidos começar aprendendo inglés primeiro.
ResponderExcluirBoa tarde, gostaria de saber o que vcs que publicam as informações,mas nunca disponibilizam como ir para os Estados Unidos. Vagas de trabalho para carreteiro existe em todos os países.mas cadê aquela abertura de oportunidades.
ResponderExcluirOlá gostaria de uma oportunidade
ResponderExcluirQuais são as empresas que fazem o recrutamento aqui no Brasil?
ResponderExcluirJá falei com assessoria que faz a contratação, fica muito caro os gasto com visto currículo CDL ixames o processo é muito longo e os gastos são caros e é tudo em dólar fora a passagem a empresa tinha que ajudar nos custos
ResponderExcluir